Patrocínio
 


 

Notícias+


A casa dos beija-flores em Ubatuba
Sítio Folha Seca é parada obrigatória para birdwatching

28/09/2019 – Desde 2015 pesquisadores (as) da Agência Ambiental Pick-upau vasculham as matas do litoral norte de São Paulo, em especial o município de Ubatuba, atrás das aves da Mata Atlântica e um dos locais que a equipe costuma visitar é o bairro Folha Seca próximo à praia Dura, costa sul do município.

Reprodução/Pick-upau

Beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda).



Entre a mata preservada aos pés da Serra do Mar e do Pico do Corcovado, um dos pontos mais altos de Ubatuba, também se encontra o Sítio Folha Seca, ou como é mais conhecido, o Sítio do Sr. Jonas.

Reprodução/Pick-upau

Sr. Jonas no Sítio Folha Seca.



Da frenética capital paulista para a bela Ubatuba. Esse foi o caminho trilhado por Jonas D’Abronzo, que há quase 20 anos mora e se dedica a cuidar de aves das mais variadas espécies, mas em especial os beija-flores.

Reprodução/Pick-upau

Pesquisadora da Pick-upau no Folha Seca, em Ubatuba.



O local virou uma referência para a prática do birdwatching (observação de aves) e a tão sonhada tranquilidade tornou-se um agitado entra e sai da propriedade, por amantes da natureza e da avifauna, que visitam Sr. Jonas e seus companheiros de penas todas as semanas.

Reprodução/Pick-upau

Tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis).



Um abnegado, sr. Jonas, sempre simpático e solicito, se recusa a cobrar qualquer valor pela visitação em sua propriedade e aceita somente a doação de frutas e quilos de açúcar para reforçar o banquete das aves que ‘moram’ no local.

Reprodução/Pick-upau

Topetinho-verde (Lophornis chalybeus).



Entre as muitas espécires encontradas no local estão sanhaço-de-encontro-amarelo (Tangara ornata), guaxe (Cacicus haemorrhous), tiê-preto (Tachyphonus coronatus) Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), catirumbava (Orthogonys chloricterus), tangará (Chiroxiphia caudata), saíra-sete-cores (Tangara seledon), saí-verde (Chlorophanes spiza) e diversos beija-flores como o topetinho-verde (Lophornis chalybeus), beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda), beija-flor-rajado (Ramphodon naevius), entre outros.

Reprodução/Pick-upau

Saí-verde (Chlorophanes spiza).



Hoje brasileiros de todas as partes e estrangeiros visitam o sítio Folha Seca atrás das coloridas espécies que vivem e visitam o local, um dos pontos de referência na observação e conservação da avifauna em Ubatuba.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Reprodução/Pick-upau

Saracura-do-mato (Aramides saracura).



Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental