Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Sabiá-laranjeira
Foi escolhido como símbolo nacional do Brasil

SABIÁ-LARANJEIRA
Turdus rufiventris Vieillot, 1818
Família: Turdidae
Nome em inglês: Rufous-bellied Thrush

18/10/2019 – Ampla distribuição pelo Brasil extra-amazônico, ocorre ainda do leste da Bolívia ao norte da Argentina e Uruguai. Duas subespécies, ambas ocorrem no Brasil e na Mata Atlântica, Turdus rufiventris juensis ocorre do Piauí ao norte da Bahia e Turdus rufiventris rufiventris, do sul da Bahia ao limite sul do domínio, incluindo Paraguai e Argentina.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)



Tem cerca de 25 cm. O dorso de Turdus r. rufiventris é marrom-oliváceo; a garganta possui estrias de coloração marrom e branca; peito cinza-amarronzado claro; barriga e infracaudais marrom-avermelhadas claras. Bico oliváceo e anel ocular amarelo. Turdus r. juensis é semelhante, mas menor; bico mais comprido e apresenta coloração mais pálida.

Foi escolhido como símbolo nacional do Brasil. Habita florestas, parques e jardins. Procura alimento no solo e visita comedouros de frutas. Sua alimentação consiste em artrópodes, frutos e minhocas.

Desenvolve dialetos regionais e canta até de madrugada no período reprodutivo, que ocorre entre setembro e dezembro. Canta a partir de poleiros ocultos na folhagem.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)



Para a construção do ninho, utiliza gravetos, raízes e barro. Os ovos são verde-azulados e pintalgados de sépia.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Reprodução/Pick-upau

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental