Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Saíra-militar
Vive no alto das copas, em geral com bandos mistos.

SAÍRA-MILITAR
Tangara cyanocephala (Statius Muller, 1776)
Família: Thraupidae
Nome em inglês: Red-necked Tanager

21/10/2019 – Ocorrem três subespécies, todas endêmicas da Mata Atlântica. Tangara cyanocephala cearensis ocorre exclusivamente em pequenos conjuntos de serras no norte do Ceará. Tangara cyanocephala corallina ocorre da Paraíba ao norte do Espírito Santo e Tangara cyanocephala cyanocephala do Espírito Santo ao norte do Rio Grande do Sul.

Reprodução/Pick-upau

Saíra-militar (Tangara cyanocephala)

 

Tem cerca de 13 cm. A região superior da cabeça e a garganta do macho são azuis; lados da cabeça e faixa nucal vermelhos; alto dorso preto; baixo dorso e barriga verdes; a fêmea é semelhante ao macho, mas é menos brilhante e as penas do dorso são marginadas de verde.

Reprodução/Pick-upau

Saíra-militar (Tangara cyanocephala)


Habita florestas, bordas de matas e arvoredos próximos. Vive no alto das copas, em geral com bandos mistos. Nas bordas desce para se alimentar em arbustos e arvoretas com frutos e visita comedouros com frutas próximos às matas.

Reprodução/Pick-upau

Saíra-militar (Tangara cyanocephala)

 

Além de frutos, também consome larvas, insetos e néctar. Os ninhos possuem formato de taça e são instalados sobre bromélias e emaranhados de epífitas. Em média são postos três ovos manchados de marrom e após a eclosão, os filhotes são cuidados pelo casal.

Reprodução/Pick-upau

Saíra-militar (Tangara cyanocephala)

 

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental