Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Pavó
Os machos reúnem-se em arenas para exibição.

PAVÓ
Pyroderus scutatus (Shaw, 1792)
Família: Cotingidae
Nome em inglês: Red-ruffed Fruitcrow

21/12/2019 – Há cinco subespécies, das quais uma ocorre no Brasil e na Mata Atlântica. Pyroderus scutatus scutatus é quase endêmico do bioma, ocorrendo da Bahia até o limite sul do domínio, incluindo Paraguai e Argentina. Também no norte de Goiás. As demais subespécies ocorrem no norte dos Andes em outras cadeias montanhosas na Colômbia, Venezuela e Guiana.

Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).



Tem entre 43 e 46 centímetros. Bico cinza-azulado-claro. Todo preto com um grande “babador” vermelho na garganta e peito, com um efeito meio enrugado. Macho e fêmea são semelhantes, exceto pelo tamanho.

Em geral solitário, tranquilo e discreto. Vive mais no interior das florestas, chegando às vezes até a borda. Habita matas mesófilas de planalto, restingas, matas ciliares e matas secas. No sudeste de São Paulo, associa-se com outros frugívoros como tucanos, araçaris, arapongas e sabiás em busca de frutos de Trichilia sp., canelas dos gêneros Nectandra e Ocotea, bicuibeiras (Virola sp.), embaúbas (Cecropia sp.) e da palmeira juçara (Euterpe edulis).


Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).

 

Os machos reúnem-se em arenas para exibição, pousados em galhos pouco elevados; inclinam-se para frente e pendem frouxamente as penas vermelhas do peito, nesta ocasião emitem um “mugido” bissilábico característico, similar a vocalização dos mutuns (Cracidae).

Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).


Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.


Divulgação/Pick-upau

Pavó (Pyroderus scutatus).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental