Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Carrapateiro
Pousa com frequência no dorso de cavalos e gados para consumir larvas da mosca do berne e carrapatos. Também come cobras, anfíbios, insetos e caranguejos.

CARRAPATEIRO
Milvago chimachima (Vieillot, 1816)
Família: Falconidae
Nome em inglês: Yellow-headed Caracara

25/01/2020 – Há duas subespécies, Milvago c. cordata e Milvago c. chimachima, ambas ocorrem no Brasil, porém somente Milvago c. chimachima ocorre na Mata Atlântica.

Divulgação/Pick-upau

Carrapateiro (Milvago chimachima).

 

Espécie com ampla distribuição, da Nicarágua ao Uruguai. Além da Mata Atlântica, Milvago c. chimachima ocorre do sul da Amazônia até o norte da Argentina.

Tem entre 40-45 cm. O adulto de Milvago c. chimachima tem a cabeça e o lado ventral ocres-pálidos; asas dorsalmente pretas; cauda branca com faixas escuras e uma faixa larga subterminal preta; o imaturo tem o corpo e a cabeça ocres com faixas marrom-escuras; lado dorsal marrom-escuro.

Divulgação/Pick-upau

Carrapateiro (Milvago chimachima).



Ocorre de maneira ampla em áreas abertas agropecuárias, cidades e em praias. Também frequenta currais, sedes de fazendas, parques urbanos, manguezais, matas secas, matas de galeria, caatingas e cerrados. Vive sozinho ou em casal.

Sobrevoa estradas, em busca de animais atropelados. Alimenta-se tanto de animais mortos quanto de presas vivas. Pousa com frequência no dorso de cavalos e gados para consumir larvas da mosca do berne e carrapatos. Também come cobras, anfíbios, insetos e caranguejos. Saqueia ninhos de pássaros. Dificilmente utiliza correntes térmicas para planar.

Divulgação/Pick-upau

Carrapateiro (Milvago chimachima).



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Equipe do Projeto Aves trabalha no registro de espécies no litoral norte de São Paulo, com auxílio de drone.



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Grantsau, 2010; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental