Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Maçarico-pintado
Habita lagoas, rios, pântanos, banhados, pantanais, manguezais, ilhas fluviais e praias.

MAÇARICO-PINTADO
Actitis macularius (Linnaeus, 1766)
Família: Scolopacidae
Nome em inglês: Spotted Sandpiper

27/01/2020 – Espécie monotípica, ou seja, não há subespécies. Migrante não reprodutivo, pois sua reprodução ocorre na América do Norte, do sul dos estados Unidos ao norte do Canadá e Alasca. Após o período reprodutivo, migra para o sul e permanece no inverno entre o sul dos Estados Unidos e o norte da Argentina e o Uruguai, incluindo todo o litoral da Mata Atlântica.

Divulgação/Pick-upau

Maçarico-pintado (Actitis macularius).



No Brasil ocorre nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Tem entre 18 e 20 cm. Na plumagem de verão apresenta o lado dorsal marrom-cinzento e o lado ventral branco com pintas pretas no peito; superciliar branco e na plumagem de inverno é cinza.

Divulgação/Pick-upau

Maçarico-pintado (Actitis macularius).



Habita lagoas, rios, pântanos, banhados, pantanais, manguezais, ilhas fluviais e praias. É menos gregário que outros maçaricos e tem costume de aparecer sozinho em locais onde dificilmente outros ocorrem.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Maçarico-pintado (Actitis macularius).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Grantsau, 2010; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental