Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Ariramba-de-cauda-ruiva
Capturam vespas, borboletas e libélulas em voo curto, retornando depois ao poleiro, antes de engolir a presa, remove as asas e ferrões.

ARIRAMBA-DE-CAUDA-RUIVA
Galbula ruficauda Cuvier, 1816
Família: Galbulidae
Nome em inglês: Rufous-tailed Jacamar

31/01/2020 – Sua distribuição é ampla com populações ocorrendo esparsamente do México ao leste da Bolívia e sudeste do Brasil.

Divulgação/Pick-upau

Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda).



Há seis subespécies, três ocorrem no Brasil e uma na Mata Atlântica. Além do bioma, Galbula ruficauda rufoviridis ocorre no norte da Bolívia e em grande parte do Brasil, ao sul da Amazônia, meridionalmente até São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul e por toda a Mata Atlântica ao norte de São Paulo. Ausente no sul de São Paulo.

Galbula r. rufoviridis apresenta o lado dorsal mais brilhante verde-metálico e mento branco; as quatro retrizes centrais verdes. Seu bico é longo e fino.

Divulgação/Pick-upau

Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda).



Habita capoeiras, brejos, cerrados e caatingas. Ocupa os estratos, baixo e médio das bordas de mata, de preferência próximo à água ou de barrancos. Vive solitário ou aos casais.

A fêmea é alimentada pelo macho durante a corte. Ambos escavam túneis em barrancos e em cupinzeiros arbóreos ou terrestres de até 3 metros de altura, incubam de 2 a 4 ovos branco-amarelados.

Divulgação/Pick-upau

Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda).



Capturam vespas, borboletas e libélulas em voo curto, retornando depois ao poleiro, antes de engolir a presa, remove as asas e ferrões.


Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental