Patrocínio
 
Patrocínio
 


 

Projeto Aves: Pica-pau-branco
Alimenta-se de frutos, insetos e larvas xilófagas de madeira.

PICA-PAU-BRANCO
Melanerpes candidus (Otto, 1796)
Família: Picidae
Nome em inglês: White Woodpecker

17/02/2020 – É monotípico, ou seja, não ocorrem subespécies. Ocorre de maneira ampla pelo centro da América do Sul, do sul da Amazônia ao norte da Argentina, e em toda a Mata Atlântica. Ocorre no sudeste do Peru, centro da Bolívia, Paraguai, norte da Argentina, Uruguai e norte, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, nos estados do Amazonas, Amapá, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Divulgação/Pick-upau

Pica-pau-branco (Melanerpes candidus).



Tem de 24 a 29 cm. Cabeça, lado ventral e baixo dorso brancos; restante preto; pele nua amarela ao redor dos olhos; nuca e meio da barriga amarelos.

Habita áreas abertas com árvores esparsas, bordas de matas, matas secas, campos arbustivos, cerrados e regiões cultivadas. Também ocorrem em cidades, parques, jardins e pomares.

Tem costume de pousar em troncos secos, postes de madeiras, galhos expostos e em palmeiras.

Divulgação/Pick-upau

Pica-pau-branco (Melanerpes candidus).



Vive em bandos pequenos com 6 a 10 indivíduos é às vezes com outras espécies campestres gregárias como o pica-pau-do-campo (Colaptes campestres), anu-branco (Guira guira), o anu-preto (Crotophaga ani) e o sabiá-do-campo (Mimus saturninus). Cruza áreas abertas, voando alto e em grupos. Seus chamados podem ser ouvidos de longe.

Alimenta-se de frutos, insetos e larvas xilófagas de madeira.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2020 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio   Patrocínio
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental