Notícias
 
 
 

Editorial: Pick-upau completa 21 anos com muitos desafios
Organização fundada em 1999 vê deterioração da política ambiental no Brasil e nos EUA

26/08/2020 – Na há motivos para comemoração. Esse é o principal sentimento entre os ativistas e dirigentes da Agência Ambiental Pick-upau e não se trata apenas de um anseio. Os motivos são reais.

O Pantanal arde em chamas desde janeiro, as perdas da biodiversidade são imensas, ainda não há como avaliar o tamanho da destruição da fauna e flora, o bioma enfrenta sua pior tragédia ambiental em décadas. A Amazônia continua sofrendo com desmatamento, incêndios, mineração irregular, invasão de unidades de conservação e terras indígenas e a grilagem de outras terras públicas, atualmente em proporções maiores e sem mecanismos de controle. As comunidades indígenas correm risco de morte diariamente e parecem abandonadas a própria sorte.

Tudo isso parece muito óbvio. Essas informações estão nos noticiários todos os dias, mas para quem vive diretamente esses problemas o fardo tende a ser mais preocupante. Ver importantes conquistas voltadas à conservação serem destruídas; assistir instituições serem enfraquecidas e algumas vezes, simplesmente extintas; observar o aumento de crimes ambientais e a redução da fiscalização e penalizações é frustrante.

Reprodução/Pick-upau

 

 

Isso dá a dimensão de como nosso Estado é frágil e está desprotegido. Em pouco mais de um ano meio muito da estrutura de preservação do meio ambiente foi minada, perdendo sua capacidade de operação. INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, criado em 1961; FUNAI – Fundação Nacional do Índio, criada em 1967; IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, criado em 1989; ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado em 2007; FNMA – Fundo Nacional de Meio Ambiente, criado em 1989, são apenas algumas dessas instituições de governo que passam pelo processo de desestruturação, para ficarmos apenas naquelas ligadas às questões ambientais.

A cada ano os desafios se renovam, mas o biênio 2019-2020 superou todas as expectativas. De certo que nossa República já se embriagou outras vezes, mas a ressaca agora parece mais forte e persiste em não passar. Resta saber se vamos sair dela sem sequelas ou a gravidade daquelas que restarão serão permanentes. A sensação de estarmos vivendo entre a loucura e a lucidez nessa espécie de limbo da sociedade se reflete claramente na política ambiental.

Não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos as políticas ambientais têm sofrido derrotas e retrocessos e todos nós sabemos que decisões dos norte-americanos têm muita relevância sobre as políticas ambientais globais, como os acordos sobre o clima, conservação da biodiversidade, preservação dos oceanos entre outras áreas essenciais para a vida do planeta.

A pandemia de Covid-19 trouxe a esse cenário, desafios ainda mais difíceis e situações quase inimagináveis para o Brasil e o resto do mundo, mas como se sabe nosso país e o Estados Unidos estão passando por momentos ainda mais complexos, devido a tomadas de decisões.

Quando esse momento passar, faremos todos, reflexões sobre as causas diretas e indiretas que levaram o mundo a esse ponto. Fatalmente essas conclusões se convergirão às questões ambientais, sobretudo pelas mudanças climáticas e a destruição de habitats e a biodiversidade.

A Agência Ambiental Pick-upau estará aqui para ajudar na conservação, preservação e manutenção do meio ambiente e cobrar políticas públicas ambientais das autoridades e de atitudes socioambientais e sustentáveis também da sociedade no Brasil e no mundo.

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.