Notícias
 
 
 

O que a vitória de Biden pode mudar na vida das aves e no meio ambiente
Ativistas e conservacionistas esperam uma guinada na política ambiental nos EUA e no mundo


09/12/2020 – As aves e todo o meio ambiente ficaram sob ataque nos últimos quatros anos nos Estados Unidos e todos sabem que as decisões tomadas em território americano refletem por todo o planeta. Cerca de 125 políticas ambientais foram enfraquecidas ou anuladas, segundo levantamento do Washington Post. Entre elas, a proteção aos pântanos, aos habitat de reprodução do Ártico, as espécies ameaçadas e as próprias aves migratórias.

O Governo Trump rejeitou a crise climática e retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, ao mesmo tempo favoreceu a indústria de extração de combustíveis fósseis em áreas públicas e provavelmente essas políticas seriam intensificadas em um hipotético segundo mandato.

Reprodução/Pixabay

 



Depois de centenas de polêmicas nas mais variadas áreas, milhares de fake news e com o gigantesco impacto da pandemia de covid-19, que demonstrou ainda mais o negacionismo, característico da gestão Trump, os norte-americanos foram em massa às urnas para escolher um novo presidente que trouxesse uma esperança para a nação e uma nova visão para as questões ambientais.

Entre as promessas de campanha de Joe Biden estão acabar com novas licenças de uso de combustíveis fósseis em terras públicas, um novo plano climático de U$ 2 trilhões, livre de carbono até 2035, entre outras propostas. Claro que tudo dependerá da formação da Câmara e do Senado. Conservacionistas acreditam de Biden usará sua autoridade executiva e sua capacidade de diálogo para avançar em novas políticas ambientais e também para retomar aquelas que foram interrompidas por Trump.

Reprodução/Pixabay

 



"Hoje é um novo dia. O povo falou e é hora de mudar! Agora é hora de transformar promessas em progresso, com soluções de políticas e investimentos sólidos que reduzem a poluição climática, criam milhões de empregos bem remunerados, protegem a saúde de nosso povo e promovem a justiça e a equidade para todos nós”, diz Gina McCarthy, presidente e CEO do Conselho de Defesa de Recursos Naturais, ao Audubon.

Joe Biden prometeu reintegrar imediatamente os Estados Unidos no Acordo de Paris, sobre a mitigação das mudanças climáticas. Interromper as explorações de petróleo e gás em terras públicas que são vitais para milhões de aves aquáticas, no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico. Entretanto, os especialistas alertam que o novo presidente poderia determinar uma moratória sobre o arrendamento dessas áreas federais, mas somente o Congresso poderia definir uma proibição definitiva.

Reprodução/Pixabay

 



“Depois de uma temporada tensa, o resultado desta eleição oferece um raio de esperança e uma pausa bem-vinda aos ataques implacáveis à vida selvagem e lugares selvagens nos últimos quatro anos”, disse Jamie Rappaport Clark, presidente e CEO da Defenders of Wildlife, em um comunicado. “Esperamos com uma consciência sóbria do trabalho que temos pela frente, mas com otimismo e uma determinação focada em mudar a direção da vida selvagem.”

“Gosto de pensar que, com a realidade da mudança climática se estabelecendo para mais membros do Congresso, haverá mais incentivo para fazer algo pelas comunidades que são impactadas, porque elas são impactadas em todos os estados, vermelhos ou azuis”, diz Nada Culver, vice-presidente para terras públicas e consultor jurídico sênior da National Audubon Society.

Reprodução/Pixabay

 



Nesse fim de governo, Trump ainda tenta nos tribunais enfraquecer a Lei do Tratado de Aves Migratórias, a Lei de Espécies Ameaçadas, a Lei da Água Limpa e a Lei de Política Ambiental Nacional. Contudo, o governo Biden pode solicitar que a Justiça suspenda esses processos. O site de transição de Biden informa que ele se esforçara para garantir que a justiça ambiental "seja uma consideração importante sobre onde, como e com quem construímos - criando bons empregos sindicais para a classe média em comunidades deixadas para trás, corrigindo erros em comunidades que sustentam o maior impacto da poluição e levantando as melhores ideias de toda a nossa grande nação - rural, urbana e tribal”.

Reprodução/Pixabay

 



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Reprodução/Joe Biden

 



Da Redação, com informações do Audubon
Fotos: Reprodução/Pixabay/Joe Biden

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.