Notícias
 
 
 

Pick-upau disponibiliza parte do acervo digital de sua biblioteca
Cerca de 137 mil páginas distribuídas em 1.700 documentos, livros e apostilas sobre meio ambiente estão disponíveis

10/12/2020 – A Agência Ambiental Pick-upau, por meio de sua biblioteca, organizada no Projeto Outono, disponibilizou em sua plataforma digital 1.700 documentos, livros, apostilas sobre inúmeros temas ambientais. Mudanças climáticas, biodiversidade, fauna e flora, educação ambiental, agrofloresta, legislação ambiental, consumo sustentável e sustentabilidade, ecoturismo, recursos hídricos, reciclagem e coleta seletiva, contaminação e controle biológico, fontes de energia renováveis, questão indígena entre outros temas.

Entre os destaques das publicações disponíveis estão assuntos como baleias, carnívoros, primatas e aves; biomas brasileiros, com destaque para a Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado; produção de mudas florestais; planos de conservação da fauna e muito mais.

Reprodução/Pixabay

 



O Projeto Outono abriga todo acervo literário da Pick-upau que atualmente conta com mais de 5.000 títulos que estão disponíveis para ativistas e pesquisadores da Organização. Agora parte desse acervo está disponível para consulta de todos. Esse conteúdo, na maioria, produzido pelo Poder Público, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais e órgãos internacionais poderá ser acessado pelo Projeto Outono (www.outono.org.br) ou através do Portal Pick-upau.

As plataformas digitais da Agência Ambiental Pick-upau se tornaram uma grande fonte de informação gratuita ao longo da última década. Por essa relevância, em agosto de 2020, o Portal Pick-upau passou a integrar o acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress). A Biblioteca do Congresso (Library of Congress) é a Biblioteca Nacional dos Estados Unidos, sendo a primeira instituição cultural do país. Situada em três grandes complexos de edifícios na capital americana, Washington DC, a Biblioteca do Congresso mantém mais de 155 milhões de itens como livros, revistas, jornais, manuscritos, mapas, gravações em áudio e vídeo, materiais arquivados em cerca 470 idiomas. A biblioteca é a maior do mundo em espaço e número de publicações.

Reprodução/Pixabay

Biblioteca Nacional dos Estados Unidos é a primeira instituição cultural do país.



A ação da Agência Ambiental Pick-upau vem na contramão do que o Ministério do Meio Ambiente do Brasil tem feito nos últimos meses, quando retirou de seu site informações sobre áreas protegidas, mudanças climáticas, entre outros temas. A assessoria do Ministério entrou em contato com G1 informando que o conteúdo do site antigo está em processo de migração para o novo endereço e que essas informações podem ser acessadas pelo link antigo, em resposta a matéria publicada pelo site de notícia.

O Observatório do Clima, um coletivo que reúne diversas ONGs e instituições de monitoramento das mudanças climáticas, informou também que além de unidades de conservação "mais de 30 livros sobre a biodiversidade, o macrodiagnóstico da zona costeira e marinha, cartilhas referentes ao patrimônio genético", entre outras informações também não estão mais disponíveis.

Segundo levantamento do G1, em abril de 2019, o ministério já havia retirado do site páginas com mapas de áreas prioritárias de conservação. Na época, a assessoria do MMA informou que o conteúdo havia sido retirado do site porque, segundo o ministério, foi verificada a necessidade de ajustes no mapa, pois havia um "sombreamento entre biomas". Três meses depois as informações foram publicadas novamente.

A Pick-upau entende que a informação de qualidade e com fontes confiáveis é uma importante ferramenta no trabalho de conservação e preservação da biodiversidade. Quando essa informação de qualidade chega em quantidade e de forma gratuita ela pode se tornar uma importante aliada no trabalho de conhecimento, conscientização e de ação em prol do meio ambiente.

Da Redação, com informações do G1
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.