Patrocínio
 


 

Aves são excelentes imitadoras
Nova pesquisa mostra que aves aprendem mais rápido e copiam seus vizinhos em decisões importantes


08/03/2021 – Pesquisadores divulgaram um estudo feito com o papa-moscas (Ficedla albicollis) que revela que a espécie é capaz de tomar uma decisão em função de sua capacidade de aprendizagem.

Segundo os pesquisadores, o papa-moscas costuma copiar o comportamento de um de seus principais competidores, o chapim-real, no momento de definir um local para nidificação mais adequado, e esse foi um norte para o novo estudo.

Os pesquisadores monitoraram a quantidade e a forma do uso de informações sociais dos papa-moscas, em comparação como os chapim-reais que estavam se reproduzindo e sua capacidade de aprendizagem, diretamente em seus ambientes naturais, para que o experimento fosse o mais fidedigno possível, evitando que as aves mudassem seu comportamento em cativeiro.

Reprodução/Maxpixel

 



Segundo os cientistas, as fêmeas que aprendiam mais rápido tinham tendência a usar essas informações e imitar a escolha de suas concorrentes. Já as fêmeas com aprendizagem mais lenta rejeitavam esse comportamento. A capacidade de aprendizagem dos machos não alterou o uso das informações para determinar a escolha do local de nidificação.

Segundo o Dr. Pierre Bize, da University of Aberdeen, na Escócia, a tomada de decisão está conectada ao processo de aprendizagem. “Neste estudo, mostramos que a capacidade de aprendizagem e a tomada de decisões estão intimamente ligadas.”

“É importante, pois também mostra que a variação interindividual em uma habilidade cognitiva na vida selvagem pode moldar mudanças no comportamento em resposta à pressão ecológica, como mudanças ambientais rápidas que ocorrem devido às atividades humanas”, acrescentou.

Conheça a espécie no eBird

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
 
Copyright 2021 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio    
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental