Notícias
 
 
 

ONU Alerta que oceanos não devem se tornar ‘faroeste’ de exploração
Organização das Nações Unidas afirma que os oceanos estão em estado de "emergência"

09/06/2025 – A ONU declarou que os oceanos estão em estado de "emergência" e apelou para ações urgentes dos líderes mundiais. O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou preocupação com os impactos da exploração do fundo do mar, especialmente após medidas adotadas durante o governo Trump, mas demonstrou esperança em uma mudança rumo a uma gestão sustentável dos oceanos.

O anúncio de Donald Trump, em abril, de acelerar a análise de pedidos de mineração em áreas fora da jurisdição dos EUA intensificou o debate global sobre a exploração dos fundos marinhos. A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) deve se reunir em julho para discutir regulamentações sobre a mineração em águas profundas. António Guterres apoia essas negociações, enquanto diversos países, incluindo a França, defendem uma moratória à prática até que seus impactos ambientais sejam melhor compreendidos.

O presidente francês Emmanuel Macron pediu uma mobilização global para proteger os oceanos, defendendo que o fundo do mar "não está à venda" e comparando sua exploração predatória à cobiça pela Groenlândia. Ele classificou como insensato qualquer empreendimento que destrua a biodiversidade marinha e reforçou a necessidade de uma moratória internacional sobre a mineração submarina.O presidente Lula alertou contra o unilateralismo nas decisões sobre os oceanos e cobrou ações firmes da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos para evitar que se repitam os erros do comércio internacional.

Reprodução/Pixabay

 



Espera-se que os países participantes da Cúpula adotem a "declaração final de Nice", com compromissos mais firmes em defesa dos oceanos. A França busca garantir a ratificação de 60 países para que um tratado firmado em 2023 entre em vigor como lei internacional. Segundo o presidente Emmanuel Macron, esse objetivo está próximo, com 50 ratificações já recebidas e 15 países adicionais comprometidos formalmente em aderir.

A Presidência francesa afirmou que a ratificação do tratado para proteção dos oceanos deve ser concluída até o final do ano, embora não tenha divulgado a lista de países envolvidos. A entrada em vigor do acordo é vista como essencial para alcançar a meta global de proteger 30% dos oceanos até 2030. Atualmente, as áreas marinhas protegidas representam apenas 8,4% da superfície total dos oceanos.

Durante a reunião em Nice, espera-se que vários países anunciem novas áreas marinhas protegidas e restrições a práticas como a pesca de arrasto. Apesar das dificuldades recentes em alcançar consenso e financiamento nas conferências da ONU sobre meio ambiente, o evento reúne líderes políticos, cientistas, empresários e ativistas ambientais. Manifestações pacíficas foram convocadas, e 5.000 policiais foram mobilizados para garantir a segurança durante os cinco dias do encontro.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de Inteligência Artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.