Notícias
 
 
 

Pesquisa encontra superenzima de regula níveis de testosterona em ave
Estudo foi publicado na revista científica Science

27/06/2024 – Um estudo internacional com pesquisadores da Universidade Simon Fraser descobriu que um único gene que regula os níveis de testosterona em uma espécie de ave costeira, o maçarico-de-bico-branco, controla o desenvolvimento de três tipos distintos de machos. Esses machos, conhecidos como morfos, variam significativamente em aparência e comportamento de acasalamento, o que tem fascinado cientistas por muito tempo.

Um estudo recente publicado na Science revelou que três formas de machos no maçarico-de-bico-branco, conhecidos como "independentes", "satélites" e "fugidivos", são controladas por uma superenzima chamada HSD17B2, que regula os níveis de testosterona no sangue das aves. Essa enzima quebra rapidamente a testosterona, associada à dominância e agressão. Os machos "independentes" têm plumagem escura e defendem áreas de acasalamento agressivamente, enquanto os "satélites" são menores, com plumagem mais clara, e formam alianças com os independentes para exibir-se para as fêmeas, embora competindo entre si para acasalar.

Uma terceira morfologia de macho, chamada "faeders", adota uma estratégia diferente: esses machos renunciam à plumagem e ao comportamento de exibição, disfarçando-se como fêmeas para passar despercebidos nas arenas de acasalamento. Para os satélites e faeders, cujas estratégias não envolvem agressividade, altos níveis de testosterona são prejudiciais. Estudos anteriores mostraram que esses tipos de machos têm níveis significativamente mais baixos de testosterona no sangue.

Reprodução/Pixabay

 



O novo artigo identifica o gene responsável pela produção de uma superenzima que regula os níveis de testosterona em todo o corpo dos machos, exceto nos testículos, onde a testosterona é necessária para a produção de esperma competitivo. Os pesquisadores destacam que os maçaricos-de-bico-branco são únicos por apresentarem três morfologias masculinas e inversões cromossômicas, mas a mecânica hormonal descrita no estudo é aplicável a todos os vertebrados, incluindo os humanos.

O estudo sugere que uma forma especial do gene HSD17B2, identificada na pesquisa, pode ter aplicações terapêuticas para humanos, especialmente no tratamento de distúrbios relacionados ao excesso de testosterona. A enzima HSD17B2 é de três a quatro vezes mais eficiente na conversão de testosterona em androstenediona, o que levanta a possibilidade de desenvolver tratamentos para esses distúrbios, usando essa enzima ou uma versão sintética dela. A pesquisa foi liderada pelo Instituto Max Planck de Inteligência Biológica, com colaboração de cientistas de várias universidades.

Mais informações: Jasmine L. Loveland et al, Um único gene orquestra a variação androgênica subjacente às formas de acasalamento masculino em maçaricos, Science (2025). DOI: 10.1126/science.adp5936

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.