Notícias
 
 
 

Aves que percorrem distâncias maiores nas Américas têm mais riscos
Pesquisa pode ajudar nos esforços para proteger espécies migratórias

04/07/2025 – Cientistas da National Audubon Society publicaram um estudo na Nature Ecology & Evolution sobre a proteção das aves migratórias. No estudo, os pesquisadores propõem uma nova forma de medir os riscos e identificar as áreas de maior necessidade de conservação para espécies que migram entre regiões de reprodução e não-reprodução nas Américas. A Dra. Sarah Saunders, principal autora, destacou que ainda há muito a entender sobre como as aves migratórias enfrentarão as mudanças globais, e a pesquisa revela onde os esforços de conservação são mais urgentes para garantir sua sobrevivência.

O estudo analisou dados de movimento de mais de 329.000 aves de 112 espécies para identificar áreas de maior risco para aves migratórias devido às mudanças climáticas e perda de habitat. Os pesquisadores introduziram uma nova métrica, a conectividade migratória multiespécies, para medir a exposição dessas aves às mudanças globais. Combinando essa métrica com dados sobre mudanças climáticas, cobertura do solo e status de conservação, o estudo identificou as regiões mais vulneráveis em todo o Hemisfério Ocidental, destacando as conexões geográficas de maior risco.

As descobertas indicam que as conexões entre algumas regiões de reprodução no Canadá e áreas não reprodutoras na América do Sul são especialmente vulneráveis, destacando os riscos para migrantes de longa distância, como andorinhas-do-mar-comuns e toutinegras-de-bico-preto. Mais da metade das conexões geográficas de risco muito alto envolvem regiões reprodutoras no leste dos Estados Unidos. O estudo também revelou que a conectividade migratória multiespécies é o maior preditor de risco de declínio populacional das aves, ressaltando a necessidade de colaboração internacional para proteger as aves durante todo o seu ciclo anual.

Reprodução/Pixabay

 



A Dra. Jill Deppe, da Audubon, destacou a migração de aves como um dos fenômenos mais impressionantes da natureza e enfatizou a necessidade de ajuda para as aves migratórias. O estudo mostra a importância de esforços contínuos e colaboração internacional para reduzir os perigos enfrentados pelas aves. Além disso, um estudo de 2019 revelou que a América do Norte perdeu quase três bilhões de aves desde 1970, sendo dois bilhões e meio dessas migratórias. Mais informações sobre as jornadas migratórias podem ser acessadas com a ferramenta Bird Migration Explorer.

A sobrevivência de muitas espécies migratórias depende de medidas para reduzir a poluição climática e os impactos das atividades humanas que ameaçam as aves e seus habitats. Ao entender melhor as ameaças enfrentadas durante seu ciclo anual, os pesquisadores podem focar nas áreas e ações mais eficazes para garantir o futuro dessas aves.

Saiba mais: Sarah P. Saunders et al, Conectividade migratória multiespécies indica risco em escala hemisférica para populações de pássaros devido às mudanças globais, Nature Ecology & Evolution (2025). DOI: 10.1038/s41559-024-02575-6

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.