Notícias
 
 
 

Pesquisa mostra que flamingos são ótimos predadores
Espécie utiliza de forma engenhosa pés, cabeça e bico para conseguir alimento

02/10/2025 – Flamingos desenvolveram uma técnica única para se alimentar: eles criam vórtices na água com os pés e a cabeça, concentrando presas como pequenos crustáceos. Um estudo feito nos EUA, com flamingos chilenos no Zoológico de Nashville e modelos 3D de seus pés e bicos, mostrou como esse método os ajuda a capturar eficientemente seus alimentos. Segundo o biólogo Victor Ortega Jiménez, os flamingos são predadores que, como aranhas com suas teias, usam esses redemoinhos para juntar e consumir suas presas. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Jiménez e sua equipe descobriram que os flamingos usam seus pés palmados para agitar o sedimento no fundo da água, criando espirais que empurram o material para frente. Em seguida, movimentam a cabeça para cima como êmbolos, formando "minitornados" que trazem o sedimento à superfície. Com os bicos angulados, eles geram vórtices menores que direcionam o alimento misturado ao sedimento para a boca, onde é filtrado.

Além de criar vórtices com os pés e a cabeça, os flamingos usam uma técnica chamada skimming para capturar presas ativamente. De cabeça para baixo na água, eles mantêm a parte plana da cabeça paralela ao fundo e empurram-na para frente com o pescoço em forma de "S", enquanto batem rapidamente o bico. Isso gera vórtices em forma de lâmina que capturam presas em movimento, contrariando a ideia de que filtram apenas partículas passivas.

Reprodução/Pixabay

 



O interesse de Jiménez pelos flamingos surgiu após uma visita ao Zoológico de Atlanta, onde, ao filmar o comportamento alimentar das aves, notou apenas ondulações na água. Intrigado, decidiu investigar mais a fundo. Com acesso a flamingos chilenos no Zoológico de Nashville, ele e sua equipe filmaram as aves se alimentando em uma bandeja e usaram laser para iluminar bolhas de gás na água, permitindo visualizar os vórtices gerados pelas cabeças e bicos durante a alimentação.

Jiménez aprimorou modelos em 3D de um bico e de um pé de flamingo para estudar com mais precisão os movimentos da água e das partículas durante a alimentação. Em 2024, realizou experimentos para testar a eficácia desses movimentos na captura de artêmias vivas. Em um dos testes, usou um bico real acoplado a um atuador e uma bomba para simular a sucção feita pela língua. Ele mediu a velocidade da cabeça dos flamingos em cerca de 40 cm por segundo e confirmou que os vórtices gerados são fortes o suficiente para capturar até invertebrados rápidos. Também observou que o bico superior permanece fixo enquanto o inferior se move cerca de 12 vezes por segundo.

A próxima fase da pesquisa de Jiménez é entender o papel da língua dos flamingos, que funciona como um pistão, e como as bordas do bico, parecidas com pentes, filtram presas em ambientes com água salgada ou tóxica. O professor destacou que os princípios descobertos podem inspirar novas tecnologias, como sistemas mais eficientes para coletar microplásticos, filtros autolimpantes baseados em vibração e robôs capazes de se mover em terrenos lamacentos, imitando os flamingos

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.