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Estudo mostra que poluição rodoviária prejudica a vida oceânica
Coquetéis químicos complexos causam estresse oceânico

20/11/2025 – Um novo estudo da Universidade de Portsmouth revela que produtos químicos liberados pelo desgaste de pneus de carros estão chegando aos ambientes aquáticos e podem afetar gravemente a base da cadeia alimentar marinha. Os pesquisadores descobriram que, após apenas quatro dias de exposição a três desses compostos, o crescimento de diatomáceas — microalgas essenciais que produzem oxigênio e sustentam ecossistemas marinhos — foi significativamente reduzido.

O estudo focou na diatomácea Phaeodactylum tricornutum, essencial para converter luz solar e CO2 em energia que sustenta a vida marinha. Os resultados levantam preocupações sobre o impacto do escoamento urbano nos oceanos, especialmente em áreas densamente povoadas, onde os níveis de produtos químicos derivados de pneus já são elevados e podem ameaçar a base dos ecossistemas marinhos.

A pesquisa analisou três químicos relacionados à fabricação e degradação de pneus — mercaptobenzotiazol (MBT), difenilguanidina (DPG) e 6PPD-quinona — que chegam ao ambiente por águas pluviais e escoamento urbano. Os resultados mostraram que todos os três prejudicam o crescimento de diatomáceas, sendo o MBT e o DPG especialmente tóxicos mesmo em concentrações muito baixas, já detectadas em rios de países como Canadá, China e Austrália.

A 6PPD-quinona, já associada à morte em massa do salmão prateado, mostrou menor toxicidade imediata para as diatomáceas, mas preocupa os pesquisadores devido à sua persistência e potencial acumulação nos ambientes marinhos ao longo do tempo. As diatomáceas, apesar de pequenas, são fundamentais para a ecologia global, produzindo grande parte do oxigênio do planeta e sustentando a cadeia alimentar marinha. A diminuição dessas algas pode impactar negativamente outras espécies, incluindo peixes de valor comercial.

Reprodução/Pixabay

 



O Dr. Fran Cabada-Blanco, do Instituto de Ciências Marinhas, ressaltou a importância das diatomáceas nas cadeias alimentares costeiras e no ciclo do carbono, destacando a urgência de entender melhor os impactos dos poluentes derivados do desgaste de pneus na vida marinha. Ele alerta que essa forma de poluição, apesar de quase onipresente, tem sido negligenciada e deve receber prioridade nas regulamentações ambientais. Embora as emissões de gases veiculares sejam controladas, as partículas e químicos liberados pelos pneus são uma grande fonte de micropoluição urbana, facilmente levados pela chuva para rios e oceanos, onde expõem a vida marinha a misturas químicas complexas.

Henry Obanya, do Instituto de Ciências Marinhas, alertou que a poluição causada por pneus deve ser tratada com a mesma urgência que a poluição por plásticos ou óleo, pois esses compostos não desaparecem, mas se espalham pelos sistemas de drenagem e afetam habitats já vulneráveis. Além disso, com o aumento dos veículos elétricos — que são mais pesados e podem acelerar o desgaste dos pneus — o problema pode piorar, a menos que as formulações dos pneus sejam modificadas para reduzir essa poluição.

Os autores do estudo pedem regulamentações mais rigorosas sobre os ingredientes dos pneus, melhor monitoramento do escoamento das estradas e investimentos em alternativas mais seguras. Eles destacam a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos combinados e de longo prazo desses químicos na vida marinha, especialmente em ambientes naturais onde múltiplos fatores interagem. Obanya conclui que algo cotidiano como dirigir um carro contribui para uma poluição que alcança até os organismos microscópicos essenciais para a saúde do planeta.

Saiba mais: Henry E. Obanya et al., Avaliação toxicológica de compostos derivados de pneus: efeitos de 6PPD-quinona, difenilguanidina e mercaptobenzotiazol em Phaeodactylum tricornutum, Aquatic Toxicology (2025). DOI: 10.1016/j.aquatox.2025.107457

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
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