Notícias
 
 
 

Cerca de 80% dos tubarões-baleia de um ponto turístico na Indonésia têm cicatrizes
Presença humana tem causado esses ferimentos

20/11/2025 – Os machos de tubarão-baleia (Rhincodon typus), assim como os homens humanos, tendem a morrer mais cedo que as fêmeas. Uma nova pesquisa publicada na revista Frontiers aponta que comportamentos de risco, especialmente entre os jovens, e marcas causadas por ações humanas contribuem para isso. A espécie, uma das maiores de peixes vivos, está na Lista Vermelha da IUCN devido à caça (por barbatanas, carne e óleo) e ao longo tempo — cerca de 30 anos — para atingir a maturidade sexual.

Embora sejam animais gigantes e dóceis, pouco se conhece sobre os tubarões-baleia na Península de Doberai, na Indonésia. Uma pesquisa internacional revelou que 80% dos indivíduos na região da Papua Ocidental apresentam cicatrizes e ferimentos causados por atividades humanas. As principais causas são colisões com bagans (plataformas de pesca tradicionais) e barcos de observação. Lesões por predadores ou hélices de embarcações foram menos frequentes.

Entre setembro de 2010 e outubro de 2023, pesquisadores estudaram a presença de tubarões-baleia na Península. Eles identificaram os indivíduos com base nos padrões únicos de manchas e listras brancas de cada animal, utilizando fotografias acompanhadas de data e hora dos avistamentos.

Reprodução/Pixabay

 



Dos 268 tubarões-baleia observados entre 2010 e 2023 em Doberai, 241 eram machos jovens, com cerca de 4 a 5 metros de comprimento. Os pesquisadores destacam que as fêmeas preferem águas profundas e caçam peixes, enquanto os machos permanecem em águas rasas, alimentando-se de plâncton e anchovas. Dos indivíduos estudados, 206 apresentaram marcas ou ferimentos: 80,6% por causas humanas (como colisões com bagans ou navios), 58,3% por causas naturais e 17,7% com ferimentos graves e sinais de trauma.

Embora a caça aos tubarões-baleia na Indonésia seja historicamente limitada, esses animais tornaram-se atrações turísticas populares em várias partes do mundo. O turismo com tubarões-baleia impulsiona a economia local, mas preocupa os pesquisadores, pois o aumento do contato com humanos tende a causar mais ferimentos e cicatrizes nos animais. Diante disso, e da queda populacional da espécie, cientistas recomendam a adoção de medidas de proteção.

Mark Erdmann, da Conservation International, afirmou que a organização pretende colaborar com autoridades das áreas marinhas protegidas para implementar regulamentações que exijam modificações nos bagans, como a remoção de bordas afiadas nos estabilizadores e armações das redes. Segundo ele, essas mudanças podem reduzir significativamente as cicatrizes nos tubarões-baleia na região.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.