PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+NOTÍCIAS
 

As geleiras estão derretendo e ainda mais rápido

Novo estudo indica que as geleiras do planeta estão desaparecendo em uma velocidade acelerada
 
 

10/08/2021 – Uma equipe de pesquisadores chefiada pela França realizou uma avaliação sobre o comportamento de quase todas as correntes de gelo registradas no planeta. Os cientistas avaliaram que cerca de 270 bilhões de toneladas de gelo por ano derreteram, somente nas duas primeiras décadas do século XXI. Segundos os pesquisadores, o degelo é responsável por cerca de um quinto do aumento global do nível do mar.

"Nos últimos 20 anos, vimos que as geleiras perderam cerca de 267 gigatoneladas (Gt) por ano. Então, se pegarmos essa quantidade de água e dividirmos em toda a ilha da Irlanda, isso é o suficiente para cobrir toda a Irlanda em 3m de água a cada ano. E a perda total está acelerando. Está crescendo cerca de 48 Gt/ano, por década”, disse Robert McNabb, das universidades de Ulster e Oslo, em entrevista à BBC.

A variedade das geleiras é bem grande, alguns pedaços podem ser menores que um campo de futebol, outras chegam ao tamanho um país médio como o Reino Unido. Segundo o inventário mundial, existem 217.175 correntes de gelo. Independe de seu tamanho, o certo é que todos esses blocos estão derretendo com os efeitos das mudanças climáticas. Segundo Romain Hugonnet, da Universidade de Toulouse,na França, que liderou o estudo, a fonte primária de dados de imagens foi produzida pelo satélite Terra da NASA, lançado em 1999.


Os pesquisadores apelam aos governos que ajam rapidamente.
Foto: Pixabay/Reprodução


Os pesquisadores utilizaram a alta capacidade de computadores para interpretar as imagens, para avaliar o volume e massa das geleiras até 2019 e acreditam que foi possível reduzir as incertezas sobre os resultados para menos de 5%. Segundo os cientistas, isso se deve porque todas as geleiras estudadas são identificadas pela mesma metodologia.

"Este novo estudo é um grande avanço, pois obtemos uma alta resolução espacial e, ao mesmo tempo, também fornece a mudança temporal ao longo das duas décadas, com base direta em dados de satélite, o que é uma novidade", explicou o co-autor Matthias Huss, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em entrevista à BBC.

"Este conjunto de dados foi validado com uma imensa quantidade de medições adicionais independentes e é altamente preciso para que as incertezas de estudos anteriores sejam fortemente reduzidas", conclui.

Outra pesquisa realizada pela Universidade de Leeds, publicada na revista The Cryosphere, apresentou resultados parecidos, registrando uma perda anual de 289 Gt/ano, entre o período de 2000-2019, com uma aceleração de 52 Gt/ano/década, diferença de 8%.

"O derretimento das geleiras é responsável por um quarto da perda de gelo da Terra durante a era do satélite, e as mudanças que estão ocorrendo estão interrompendo o abastecimento de água para bilhões de pessoas a jusante - especialmente em anos de seca, quando o derretimento se torna uma fonte crítica. Embora a taxa de derretimento das geleiras tenha aumentado constantemente, o ritmo foi diminuído pelas perdas de gelo aceleradas da Antártica e da Groenlândia, e elas continuam sendo nossa principal preocupação para o futuro aumento do nível do mar", disse Andy Shepherd, professor de Leeds, disse à BBC News.

Da Redação, com informação da BBC
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   NOVAS FLORESTAS
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Esta restauração ecológica, independente da sua categoria, tem objetivo de sequestrar o carbono e ampliar os serviços ambientais voltados às florestas.
     
     
     
 
 
 
 
Incêndios florestais têm sido cada vez mais comuns em todo o mundo
Biomas brasileiros estão sendo destruídos por incêndios florestais
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.