"Daqui de cima plástico e comida
parecem a mesma coisa."
Thalasseus acuflavidus, também conhecido como Trinta-réis-de-bando.

 

 
 
 
+FAQ
 

Tire suas dúvidas e fique por dentro do movimento

 
 
O que é o Plastic no Thanks?
O Plastic no Thanks é um movimento socioambiental, criado pela Agência Ambiental Pick-upau, para a mitigação da produção, consumo e descarte de plástico, principalmente de uso único.

O que é a Pick-upau?
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental brasileira fundada em São Paulo, em 1999. A instituição sem fins lucrativos desenvolve projetos, ações e atividades em diversas áreas ambientais como a mitigação das mudanças climáticas; a restauração de florestas tropicais; a conservação de habitats naturais; pesquisas científicas sobre biodiversidade; fomento de políticas públicas socioambientais; e claro consumo consciente e redução do plástico no planeta.

Por que a Pick-upau decidiu criar o Plastic no Thanks?
A questão do uso e descarte do plástico tornou-se um imenso desafio para o equilíbrio do meio ambiente. Rios, cursos da água, mares e oceanos estão sendo inundados por resíduos plásticos, muitos deles de uso único, como embalagens e descartáveis. A união de esforços é fundamental para a solução de grandes problemas e por esse motivo a Agência Ambiental Pick-upau se une a movimentos e coalizões internacionais de combate do plástico de uso único e propõe uma aliança no Brasil, um dos países com grande produção e descarte desse material.

Quem pode participar do movimento?
O Plastic no Thanks encoraja todos (as) a participarem. Empresas, organizações, prefeituras e governos estaduais, escolas e a sociedade civil em geral. Veja como você pode participar do movimento.

Como posso participar?
Existem várias formas de participar do movimento. O Plastic no Thanks foi criado justamente para unir forças para a mitigação da utilização e descarte do plástico de uso único. Você pessoa física pode compartilhar suas ideias e ações. Escolas podem mobilizar seus alunos e professores na redução dessas embalagens e descartáveis. Governos de todas as instâncias podem adotar legislações locais para a redução e até o fim de descartáveis e embalagens desnecessárias, pode ainda implantar no próprio Poder Público, atitudes sustentáveis e socioambientais. Empresas devem desenvolver tecnologias que reduzam e até eliminem o plástico de sua cadeia produtiva. Organizações da sociedade civil podem e devem criar campanhas de sensibilização e incentivar o consumo consciente, independente de suas áreas de atuação.

O que são plásticos de uso único?
Plásticos de uso único são aqueles utilizados de maneira muito rápida e logo em seguida já são descartados, por exemplo, canudos, copos, pratos e talheres descartáveis. Geralmente são usados em festas e confraternizações por causa da praticidade que oferecem, já que são jogados no lixo logo após o seu uso evitando assim a necessidade das pessoas lavarem, no entanto, os prejuízos causados pelo consumo destes itens são muito grandes, fazendo com que a praticidade fornecida acarrete em enormes problemas, tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

Qual o impacto do plástico na vida do planeta?
O plástico causa enormes prejuízos, principalmente para a fauna marinha e para o turismo de regiões costeiras, porém os problemas afetam a todos, seja por meio do consumo de microplásticos através do consumo de peixes e crustáceos que acabaram ingerindo estas esferas pensando ser comida, seja pelo prejuízo estético causado pelo acúmulo de lixo plástico em praias e também pelo problema causado às economias dos países que precisam limpar as praias. Além dos peixes e crustáceos, outros inúmeros animais como baleias, focas e aves marinhas sofrem com a poluição por lixo plástico e muitos têm seus ciclos biológicos alterados e acabam morrendo afetando o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e costeiros.

O que Eu tenho a ver com isso?
Você pode estar causando a morte de um animal marinho, que ingeriu plásticos pensando ser alimento, mesmo sem saber. Pode estar ofertando canudos e tampas para aves marinhas, que morrerão, mesmo sem ter essa intenção. Ajudando a poluir os mais diferentes recursos hídricos com toneladas de plásticos descartáveis, sem imaginar que isso seja possível. Estar consumindo produtos sem nenhum conteúdo de sustentabilidade e contribuir para a poluição de plástico. Portanto, Você tem tudo a ver com isso! Mas ainda há tempo para Você mudar, se engajar, se mover contra esse problema ambiental que começa, mas também pode acabar pela sua mão.

Como posso compartilhar minhas ações de redução do plástico?
Conte sua história de mudança de hábitos. Diga o que você, seus amigos e sua comunidade já fizeram para reduzir o uso do plástico descartável. Compartilhe suas iniciativas e suas ideias. Fale com a equipe do Plastic no Thanks. Se você representa uma ONG ou empresa torne-se signatário do movimento.

 
 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se à iniciativa.   Conte sua história! Fale para a gente o que você faz para reduzir o consumo de plástico.
     
     
 
   
AS INICIATIVAS
QUE FAZEM A DIFERENÇA
Conheça iniciativas de empresas, organizações, institutos de pesquisa e pessoas que fazem a diferença na mitigação da poluição plástica em todo o planeta.

     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
 
         
         
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.