PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+SOBRE
 

Saiba mais sobre o Programa

 
 

Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).


O efeito estufa é o que permite a vida no nosso planeta, entretanto, o aumento destes gases (principalmente o dióxido de carbono – CO2 e o metano – CH4) provoca o chamado aquecimento global. Eventos climáticos extremos ligados às mudanças nos padrões de circulação atmosféricos e oceânicos, em função deste aquecimento estão se intensificando. A cada década existe um registro de aumento da temperatura, tendo como base 1850, e os governos concordam que uma ação coletiva urgente é necessária, pois padrões matemáticos indicam que o aquecimento de 1,5°C a 2°C será ultrapassado ainda neste século se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO2 e demais GEEs.


O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) alertou sobre um significativo agravamento dos impactos climáticos e, como consequência, a antecipação em uma década dos efeitos, com mudanças sem precedentes e algumas irreversíveis. O relatório indica também que certos impactos, como ondas de calor extremo, dobrariam de escala na próxima década, exigindo aceleração, sem precedentes de ações e investimento em compensação ou mitigação de GEE.


A redução da pegada de carbono (ou seja, compensação ou mitigação de emissões de GEE) do setor produtivo permitirá integração da produção industrial nas políticas nacionais e estratégias de atenuar as mudanças climáticas, garantindo ao mesmo tempo, que os países possam continuar a usar a economia como um ativo de desenvolvimento e benefício social.


Como um novo paradigma de gestão empresarial, os aspectos ambiental, social e de governança (ESG em inglês) passaram a ser um compromisso assumido pela alta administração. Uma estratégia ESG é a mitigação de GEE por meio de projetos de recuperação da vegetação de áreas degradadas, que além de contribuir para a redução das mudanças climáticas. permite construir confiança e credibilidade de longo prazo com as partes interessadas e garantir um negócio mais estável e bem-sucedido.


Atualmente, empresas que operam de forma planejada visando promover o desenvolvimento sustentável, têm se destacado. É fato que as maiores corporações do planeta têm investido em ações e programas de responsabilidade socioambiental. Ser uma empresa socialmente responsável – pode orientar uma decisão de investimento (acionista), de compra (distribuidor) ou de consumo final (cidadãos). Contudo, os benefícios podem ser observados em situações internas e externas das organizações, entre elas: valorização da imagem institucional e da marca; reconhecimento e maior fidelidade do consumidor; aumento da motivação dos colaboradores; atração e retenção de talentos; flexibilidade e capacidade de adaptação; diminuição de conflitos; maior longevidade; e acesso a capitais e mercados.


Em consonância com esta demanda, nos últimos anos a Agência Ambiental Pick-upau tem desenvolvido vários projetos ambientais de neutralização de emissões de GEE, atendendo a empresas e pessoas físicas com a nova visão de seu papel na sociedade.

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   CLIMA
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra.
     
     
     
 
 
 
 
A Amazônia é fundamental para o
Brasil e para o mundo
A destruição da Floresta Amazônica afetará o clima em todo o planeta
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.