Notícias
 
 
 

Peça teatral é neutralizada pelo Atmosfera
Teatro Ruth Escobar recebe peça ecológica

O espetáculo teatral “As Aventuras de Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza”, em cartaz no tradicional Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, acaba de inovar. Além da criativa e divertida peça que trata de questões ambientais básicas, os produtores resolveram neutralizar todas as emissões de gases do efeito estufa emitidas pelo espetáculo, uma iniciativa pioneira na cidade.

Os produtores do espetáculo falaram com a redação do Portal Pick-upau, veja alguns trechos da entrevista.

Pergunta: Há quanto tempo a peça está em cartaz. Ela sempre esteve no Ruth Escobar?
Resposta: (Teka Barnabé) A peça está em cartaz há sete anos. E já passou por diversos teatros em São Paulo, mas atualmente está em cartaz no Ruth Escobar desde Abril de 2009.

Todos os personagens da peça são de Walt Disney, como foi feita esta escolha?
Resposta: (Kiko Jaess) Esses personagens fazem parte da minha infância, foram os heróis dos meus sonhos, assim com Monteiro Lobato, Jeca Tatu, mas não consegui mos os direitos autorais para este espetáculo.

Porque como tema principal o meio ambiente. Como surgiu essa preocupação com o planeta?
Resposta: (Kiko Jaess) Porque as pessoas têm que se conscientizar que estão destruindo o meio ambiente, vendo o mal que estão causando a natureza. Os nossos rios, lagos e córregos cristalinos, estão desaparecendo... Só restam 7% da Mata Atlântica, a devastação da Amazônia... Vi que se fizesse uma peça para crianças, talvez elas com sua força criativa e imaginação pudessem conversar com seus pais (alertariam) ajudariam de alguma forma a preservar a natureza. Essa preocupação não só aqui no nosso país, mas também no resto do mundo. Veja os meios de comunicação "as pautas" dos noticiários só se falam em destruição mostrando o mal que o homem esta causando a natureza.

Como surgiu a ideia de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa gerados pela peça?
Resposta: (Teka Barnabé) Surgiu da necessidade de alertar as pessoas sobre a poluição atmosférica, não se pode mais respirar em São Paulo, muitas crianças estão enchendo os prontos-socorros tomando inalação com problemas respiratórios.

Divulgação
Cena da peça “As Aventuras de Peter Pan e Pinóquio Salvando a Natureza”.

Você Acredita que neutralizar peças teatrais e outros espectáculos será uma tendência daqui pra frente?
Resposta: (Teka Barnabé) Acredito que sim, ou deveria ser, pois é o tema mais discutido atualmente, e se não houver conscientização da população mundial daqui alguns anos não teremos mais terra ou alimentos, a destruição será total. Já existem filmes, documentários de TV que mostram como será nosso futuro se continuarmos a destruir a natureza.

Como está sendo a aceitação do público com o tema da peça. O que estão achando desta iniciativa de plantar árvores como forma de neutralizar o espetáculo?
Resposta: (Kiko Jaess) A aceitação do publico é total, a peça já esta em cartaz desde 2002, Eles acham que a iniciativa de plantar árvores é muito interessante.

O que levou a produção a escolher o “Atmosfera” para neutralizar as emissões de GEE do Espetáculo?
Resposta: (Teka Barnabé) Fizemos uma pesquisa de ONGs idôneas e ela [o Pick-upau] estava nesta relação. Conheci um pouco do trabalho que realizam e foi de interesse aos meus propósitos de vida e então percebi que poderia dar certo.

Você acredita que uma ação como essa agrega valor a uma peça teatral, é uma atitude consciente e ecologicamente correta ou o marketing faz mais a diferença?
Resposta: (Kiko Jaess) Nunca se pensou em marketing, o que poderia acontecer?! Alias o teatro nunca foi um grande negócio. Se ganha muito pouco ou quase nada. Às vezes mesmo estando em cartaz há tanto tempo, o que se recebe, mal da para pagar o elenco, técnicos e o aluguel do teatro. Às vezes nem isso. Se houvesse mais atenção das autoridades competentes "os fomentos" para teatro infantil o mesmo que dão ao teatro adulto as coisas seriam diferentes. Quase nunca temos patrocinadores, penso que a peça foi feita com uma atitude ecologicamente correta sim!

A peça fica em cartaz no Ruth Escobar até quando?
Resposta: (Teka Barnabé) Até 29 de novembro e depois disso estamos fechando datas para apresentações em empresas. O ano que vem entraremos em cartaz novamente e faremos projetos em escolas.

O espetáculo viajará por outras cidades?
Resposta: (Teka Barnabé) Temos alguns convites, mas estamos esperando ainda outros, porque a missão é levar alegria associada a mensagem da ecologia por onde passarmos.

Divulgação
Peça de teatro tem suas emissões de gases de efeito estufa neutralizadas.

Serviço:

O espetáculo que mistura personagens tradicionais das histórias infantis, com um assunto de extrema importância nos tempos atuais: Ecologia. Peter Pan e Pinóquio são convocados para uma reunião por Tarzan, o Rei das Selvas. Vários outros personagens de histórias infantis, como a Bela Adormecida e Branca de Neve também comparecem para receber uma alarmante notícia: A Natureza está sendo destruída, principalmente pelo Capitão Gancho, pela Bruxa e pelo Lobo Mau, que poluem os rios, destroem as florestas e matas, colocando em risco a vida dos animais e até mesmo dos próprios humanos.
Os produtores da peça falaram com a redação do Portal Pick-upau, veja a seguir trechos da entrevista.

Direção: Kiko Jaess. Elenco: Antônia Futuro (Bruxa), Carlos Gouveia (Peter Pan e Capitão Gancho), Julia Mariano (Branca de Neve), Thiago Catelani (Tarzan), Tadeu Pinheiro (Pinóquio e Lobo Mau), Monica Camillo (Bela Adormecida).

Sábados e domingos, às 17h40
Teatro Ruth Escobar - Sala Gil Vicente (317 lugares)
Rua dos Ingleses, 209 (Bela Vista)
Tel: (11) 3289-2358

Horário da bilheteria: 14h às 21h. Venda antecipada de ingressos: quinta a domingo. Aceita cheque e cartões de crédito (Mastercard, Diners e Rede Shop) Acesso e banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais. Estacionamento conveniado (serviço de Valet, na porta do teatro).

Ingressos: R$22,00 e R$12,00 (Crianças até 12 anos, Estudantes e Aposentados). Espetáculo com 50% de desconto para leitores do portal Sampa Online.

Ao assistir o espetáculo, você está participando de um projeto Socioambiental da ONG "Pick-upau". Adquirindo o ingresso, você planta uma muda de Palmito-Juçara (Euterpe edulis) em uma reserva ambiental habitada por índios guaranis, na Cidade de São Paulo, onde praticamente não existe mais esta espécie. Esta palmeira é uma das mais importantes da Mata Atlântica, pois, aves e mamíferos consomem o seu fruto e dispersam suas sementes e de outras espécies pela floresta, mantendo a biodiversidade de fauna e flora. Todo o processo deste plantio pode ser acompanhado por você através do site www.atmosfera.org.br, um projeto institucional, da Agência Ambiental Pick-upau.

Da Redação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.