SMA realiza último Café Ambiental do ano
O tema principal seria mudanças climáticas, seria

Pesquisa realizada recentemente sobre a preocupação da população brasileira sobre mudanças climáticas e efeitos do aquecimento global, que apontava grande percepção do problema entre os pesquisados e até a predisposição para mudanças de comportamento para ajudar na resolução do problema, parece não ser a realidade (ou unanimidade) entre organizações não-governamentais.

Wilson Mahana/Pick-upau
Ativistas do Pick-upau participam de encontro.

Durante o terceiro Café Ambiental, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, com a presença do secretário Xico Graziano, o tema principal da reunião “mudanças climáticas” foi basicamente ignorado pelos presentes. As ONGs presentes preferiram apresentar seus próprios projetos, na maioria fora da questão discutida e em muitos casos situações pontuais, à discutir o tema definido.

Wilson Mahana/Pick-upau
Café Ambiental na SMA-SP.

De mudanças climáticas mesmo, somente nas palavras do secretário, que anunciou sua presença na 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca, e a apresentação de um relatório sobre as ações executadas pelo governo de São Paulo sobre a questão.

Wilson Mahana/Pick-upau
Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, durante reunião.

O governo do Estado apresentará na conferência a PEMC - Política Estadual de Mudanças Climáticas, Lei Estadual nº 13.798/2009, que foi sancionada pelo governador José Serra, em novembro. Com a PEMC, o Estado terá uma meta de redução global de 20% das emissões de CO2 até o ano e 2020, com base no ano de 2005. Segundo a secretaria, isto significa que 24 milhões de toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas no período.

Percebendo o total distanciamento do foco da reunião, mudanças climáticas, o secretário anunciou a contratação de uma empresa de comunicação que será responsável pela criação de uma rede social que fomentará a comunicação entre as ONGs e municípios, para que cada um conheça as ações desenvolvidas pelo outro, bem como informar a população sobre estas atividades.

Diante do total desinteresse dos presentes sobre o assunto principal da reunião os ativistas do Pick-upau se absteram de comentários.

Saiba mais sobre a PEMC - Política Estadual de Mudanças Climáticas

Da Redação
Fotos: Wilson Mahana/Pick-upau

 
 
Copyright 2009 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental