Notícias
 
 
 

Café Ambiental debate mudanças climáticas
SMA e ONGs discutem a PEMC de São Paulo

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo realizou no último dia 06 de outubro, o Café Ambiental, encontro do secretário com representantes de organizações não-governamentais do estado de São Paulo. O tema desta reunião foi a PEMC – Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Durante a conversa foram destacados, entre outros assuntos, a COP15 - Conferência da ONU sobre Mudança Climática, realizada em novembro de 2009; panorama geral da Lei nº 13.789/09.11.09 – Decreto 947-24.06.10; principais metas, como a redução de 20% das emissões de CO2 até 2020; os caminhos do Protocolo de Kyoto e da Convenção do Clima e a medição das emissões em 2012, a fim de verificar a eficiência da PEMC no estado de São Paulo.

SMA/José Jorge
Café Ambiental em São Paulo.

O secretário de meio ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, ainda destacou as metas de redução de dióxido enxofre no diesel, citando a Petrobras, o Ministério Público Federal e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e os desafios de promover essa mudança.

SMA/José Jorge
Café Ambiental em São Paulo.

Saiba mais sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas

Em 1995, foi instituído, por meio da Resolução SMA nº 22/95, o Programa Estadual de Mudanças Climáticas – Proclima, sob a coordenação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb. Durante esse período, o Proclima realizou seminários e cursos e acompanhou de perto a evolução das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Em 2005, o governo instituiu o Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, presidido pelo governador. Dentre seus objetivos está colaborar com a elaboração de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas, ressaltando a importância do tema para o Estado de São Paulo.

A primeira minuta da Política Estadual de Mudanças Climáticas, elaborada desde meados de 2007 pela equipe técnica da SMA e da Cetesb, esteve disponível via Internet, para consulta pública, entre janeiro a agosto de 2008. Fechada a redação, em setembro de 2008 a Consultoria Jurídica da SMA emitiu parecer favorável à minuta final, encaminhada para análise na Casa Civil do Palácio dos Bandeirantes. Em janeiro de 2009 o projeto de lei foi enviado pelo governador à Assembléia Legislativa de São Paulo.

O legislativo paulista promoveu, entre os dias 18 e 22 de setembro, quatro audiências públicas nas cidades de Ribeirão Preto, Americana e Santo André, além da Capital. Após as audiências e a contribuição dos deputados, o projeto foi aprovado no dia 13 de outubro de 2009, sendo encaminhado para a sanção do governador José Serra.

No dia 9 de novembro de 2009 a Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei Estadual nº 13.798/2009) foi sancionada pelo governador estabelecendo a redução de 20% das emissões de CO2 até 2020, com base nas emissões de 2005. A lei também estabelece a criação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas que acompanhará a implantação e fiscalizará a execução da política.

A composição e o sistema de funcionamento do conselho estão sendo discutidos pelo grupo de trabalho instituído pela Resolução SMA 82, de 11 de novembro de 2009. Cabe também ao grupo de trabalho elaborar o cronograma detalhado das etapas para o cumprimento dos prazos estipulados pela lei e as propostas de minutas de decretos necessários à execução da Política Estadual de Mudanças Climáticas.
Fonte: SMA-SP

Faça do download da PEMC

Da Redação
Fotos: José Jorge/SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.