Bióloga do Pick-upau participa de premiação de universidade
Dra. Heloisa Hollnagel foi palestrante em evento na UNINOVE

A UNINOVE promoveu o “X Desafio do Administrador”, onde os alunos de Administração, Administração em Comércio Exterior e de Administração em Marketing de todos os semestres e campos, divididos em grupos onde escolhem uma instituição, comunidade, bairro ou rua de São Paulo para desenvolver os projetos.

Depois da escolha, os universitários fazem um levantamento das necessidades e carências do local e montam um projeto a fim de atender alguma das necessidades do local escolhido e a execução do projeto tem que ser feita em apenas um mês. Um exemplo do que pode ser tratado é a conscientização sobre o saneamento básico.

O desafio é anual e sempre acontece no segundo semestre do ano com o intuito dee fazer com que os alunos ponham em prática os ensinamentos que foram passados em sala de aula nas disciplinas Responsabilidade Social, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social e Ambiental.

Vera Ventura e Karina Ribeiro Fernandes, coordenadoras dos cursos de Administração e Administração em Comércio Exterior, respectivamente, comentaram sobre a iniciativa, “Trata-se de uma atividade fundamental para as formações acadêmica e cidadã do discente, pois contribui para o exercício das competências do administrador, em relação ao planejamento, organização e controle das ações, além de estimular o compromisso social a partir de discussões e ações que possam promover melhorias nas comunidades do terceiro setor”.

Reprodução

A premiação aconteceu no campus Vergueiro, os docentes da Diretoria de Ciências Gerenciais premiaram as seis melhores equipes: do período diurno, todos os vencedores são do curso de Administração, sendo que o primeiro lugar ficou com o grupo Amor de Mãe: Luz da Vida, do 8º A; a segunda colocação foi para a equipe Dia das Crianças na Tia Etelvina, do 6º A; e receberam a premiação de terceiro lugar os alunos do grupo Casa de Repouso Viver Bem, do 3º A. Do período noturno, ganharam a primeira colocação o grupo AACD, do 6º C, da Graduação em Administração; já o segundo lugar foi para a equipe Arsenal da Esperança, do 4º A, do curso de Administração; e, por fim, a terceira colocação ficou com os estudantes do grupo Toca de Assis, do 8º A, de Administração em Marketing. As equipes vencedoras receberam troféus e os demais, medalhas.

Os organizadores do evento, a fim de incrementar a premiação convidaram dois palestrantes ilustres. A professora universitária e bióloga da Agência Ambiental Pick-upau, Dra. Heloisa Candia Hollnagel, que abordou o voluntariado como estratégia para atingir as propostas da agenda 21, que mostra o compromisso global com o desenvolvimento sustentável.

“Achei a proposta do desafio muito interessante e fiquei surpresa com a mobilização dos grupos e o resultado obtido em tão pouco tempo”, “Considerando que esses futuros administradores serão pessoas envolvidas nas tomadas de decisões, essa experiência poderá alavancar a mudança de paradigma em várias organizações. Pela motivação e atitude dos envolvidos apresentadas nessa atividade, acredito que a UNINOVE está fazendo a sua parte na promoção do desenvolvimento sustentável”, comentou Hollnagel.

O segundo convidado foi o filósofo, mestre e doutor em Educação e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, Mário Sérgio Cortella, que relacionou o conteúdo de seu livro “Qual É a Tua Obra” com a essência do “X Desafio do Administrador”.

Para ele, é necessário viver em paz, isto é, com a clareza de não ser medíocre, de fazer tudo o que pode da melhor forma possível, com muito capricho. Ele finalizou dizendo que “O capricho não pode ser perdido para que a vida, curta que é não seja morna”.

Da Redação
Fonte: UNINOVE

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental