Notícias
 
 
 

Papagaio é resgatado em Santo André
Ativistas foram chamados para resgatar ave

Ativistas da Agência Ambiental Pick-upau foram acionados esta semana para resgatar um papagaio que estava vivendo em cativeiro, em uma residência, no bairro Recreio Borda do Campo, na cidade de Santo André, na Grande São Paulo. A ex-dona da ave resolveu, espontaneamente, entregar o animal para que fosse levado a um local apropriado.

Assim que a organização foi comunicada, os ativistas seguiram para o local a fim de avaliar as condições gerais da ave e do local do cativeiro. Depois solicitaram a colaboração do Parque Fundação Jardim Zoológico de São Paulo, que cedeu a gaiola para o transporte do animal.

Divulgação/Pick-upau
Papagaio registrado no seu cativeiro.

Assim que a ave da família Psittacidae foi resgatada, os ativistas seguiram para o Batalhão do Comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, onde foi feito o BO (Boletim de Ocorrência) da ação.

Divulgação/Pick-upau
Ave na caixa pronto para o transporte.

Campanhas contra o tráfico

Desde 2005, a Agência Ambiental Pick-upau, em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, ligado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, vem divulgando informações sobre o tráfico de animais silvestres no país. Durante eventos e ações do Pick-upau, espaços destinados a educação ambiental com ênfase no tráfico de animais são atrações com exemplares taxidermizados e peles de cobras e outros animais, todos vítimas de traficantes.

Divulgação/Pick-upau
Bióloga chega a sede do Pick-upau com papagaio resgatado em Santo André/SP.

Saiba mais sobre a espécie resgatada

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae

Também conhecido como Louro, o papagaio pertence à ordem Psittaformes, família Psittacidae, gênero Amazona. Há aproximadamente 30 espécies habitando naturalmente desde a América do Sul até o México e América do Norte.

A cor da plumagem varia muito de acordo com cada espécie, seu corpo é compacto e seu pescoço, suas asas e suas pernas são curtas e quando comparado a periquitos e araras, seus “primos” sua cauda também é curta.

O bico dos papagaios é bem forte, capaz de quebrar sementes, além de ser recurvado; sua língua é grossa e cheia de papilas gustativas, o que lhe proporciona um paladar bem desenvolvido e manobras com o alimento na boca. Outra coisa que facilita sua alimentação é o fato de serem zigodáctilos, possuem dois dedos para traz e dois para frente em cada pata, que ajuda na manipulação do alimento. Eles costumam prender o alimento com as patas e abocanhar pedaço por pedaço. Os papagaios possuem papo, onde o alimento fica armazenado por horas antes de ser digerido.

Eles vivem cerca de 100 anos e acasalam para a vida. Alguns são capazes de imitar sons, inclusive a fala humana.
Fonte: Fundação Parque Jardim Zoológico de São Paulo

- Vejas as espécies ameaçadas de extinção

- Saiba mais sobre a campanha contra o tráfico de animais

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.