Notícias
 
 
 

Pick-upau fará relatório sobre Floresta Estadual Serra D´Água
ONG participa de grupo de trabalho que avaliará Plano de Manejo da UC

20/06/2013 – O Instituto Floresta de São Paulo acaba de entregar à Comissão de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas, do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, o Plano de Manejo da Floresta Estadual Serra D´Água – FESSEDA. O documento terá relatoria do coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Gilmar Ogawa, membro honorário da Agência Ambiental Pick-upau, e participação técnica de pesquisadores da organização.

Localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, entre a Latitude 22° 56’ 52” e 22º 57’ 33” Sul e longitude 47° 2’ 30” e 47° 2’ 57” W, a Floresta Estadual Serra D´Água possui uma área de 51,20 hectares e foi criada pelo Decreto Estadual nº 56.617, de 28/12/2010.

Reprodução/IF

Floresta Estadual Serra D´Água.

A Unidade de Conservação composta por Cerrado e Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual), tem como principais objetivos prromover a recuperação ambiental de seu território; fomentar atividades de proteção e manejo agroflorestal sustentáveis na região de Campinas; transferir tecnologia de produção desenvolvida pelo setor público, incentivar e valorizar as propriedades rurais com o adequado uso da terra, permitindo ao proprietário rural aprender a desenvolver novas possibilidades de retorno econômico com conservação ambiental; fomentar o estabelecimento de pomares de sementes de espécies nativas, como forma de geração de alternativas de renda e aprendizado para a população periurbana de entorno sem acesso à terra e gerar pesquisas de produção e manejo florestal com espécies nativas da Mata Atlântica, enfocando o benefício de comunidades do entorno das unidades de conservação.

Reprodução/IF

Floresta Estadual Serra D´Água.

A Fazenda Serra D’Água, também conhecida como Boa Vista, havia sido adquirida, pela Fazenda do Estado em 1939, da Família Pacheco e Silva e destinado à Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, objetivando a implantação de uma estação de remonta. Em 1944 o Governo do Estado de São Paulo doou à União para uso do Ministério do Exército uma área de aproximadamente 150 alqueires, que passou a constituir a Coudelaria de Campinas; restando ao Estado um remanescente de aproximadamente 30 alqueires. Foi destinada à criação da Floresta Estadual Serra D’Água a área de 51,20 hectares, conforme memorial descritivo constante no Decreto Estadual nº 56.617, de 28/12/2010.

A Floresta Estadual Serra D’Água localizada nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ, definida como Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 05 (UGRHI 5), que abriga a Região Metropolitana de Campinas possui cerca de 220 espécies de aves e 15 espécies de mamíferos de grande porte, dentre elas algumas com status de “em perigo de extinção”, como a Juriti-vermelha e o Pica-pau-de-topete-vermelho, classificado como “vulnerável”.


Sobre o Instituto Florestal
Fundado em 1886, o IF é uma entidade pioneira nas ações de conservação da natureza detendo, através de sua filosofia de trabalho, posição marcante na realidade florestal paulista e brasileira, seja como gerador de atividade sustentável e econômica, seja pela proteção de áreas significativas que abrigam ecossistemas primitivos. Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente desde 1986, o IF criou e gerenciou grande parte das áreas protegidas do estado de São Paulo, tarefa que começou a dividir com a Fundação Florestal a partir de 2007. Hoje administra 10 Estações Ecológicas, 1 Parque Estadual, 18 Estações Experimentais, 2 Viveiros Florestais, 2 Hortos Florestais e 14 Florestas Estaduais (mais de 53 mil ha), além de apoiar a gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (Programa MaB-UNESCO). O Instituto Florestal é o guardião da biodiversidade do Estado de São Paulo e sua obrigação é garantir às futuras gerações tal patrimônio.
A missão institucional está alicerçada em pesquisa, conservação e produção, subsidiando políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sócio-econômico, promovendo e executando ações de proteção do patrimônio natural e cultural a ela associadas e ao desenvolvimento sustentável. De forma pioneira aplica receitas da venda de produtos resultantes das pesquisas.
O Instituto Florestal destaca-se quando se trata de pesquisas de melhoramento genético florestal destinado ao aumento da produtividade de resinas de pinos, contando hoje com Pomares Clonais de alta produtividade com ganhos de até oito vezes mais que as matrizes originais, uma importante contribuição dirigida a este setor econômico brasileiro uma vez que o país é hoje o segundo maior produtor mundial de resina, atrás apenas da China. Na conservação ex situ ressalta-se a existência de bancos de germoplasma de pináceas oriundas da América Central e Sul da Ásia, onde as matas há muito foram dizimadas. O resultado é a efetiva colaboração para o manejo e uso sustentável dos recursos, sendo inúmeras as dissertações e teses produzidas ou apoiadas pelo IF. Realiza o monitoramento da vegetação natural e do reflorestamento em todo o Estado, com base em tecnologia de ponta (geoprocessamento em bases cartográficas digitais e georreferenciadas), fornecendo inclusive subsídios aos planos de manejo. O Instituto Florestal é um dos mais importantes produtores de sementes e mudas florestais de espécies nativas e exóticas para diferentes fins, colocando o mercado de sementes com expressivos ganhos genéticos em volume externo.

Da Redação
Com informações do IF
Fotos: IF/Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.