Notícias
 
 
 

Pick-upau passa a ter suporte jurídico na área criminal
Ativistas da Organização têm sofrido ameaças. Brasil é o 3º em mortes de ativistas ambientais e dos direitos humanos


25/03/2021 – Em julho de 2020 a organização Global Witness apresentou o relatório "Defender o amanhã: A crise climática e as ameaças contra os defensores do meio ambiente e da terra", onde revela um recorde no número de ativistas assassinados no ano de 2019 em todo o mundo. O levantamento da instituição internacional que é anual revela que mais de dois terços das vítimas aconteceram na América Latina. O relatório é publicado desde 2012.

O Brasil com 24 assassinatos aparece em terceiro lugar em uma lista com 21 países, ficando atrás apenas da Colômbia, com 64 mortes e Filipinas, com 43 vítimas. A Global Witness que mantém escritórios em Londres, Bruxelas e Washington, além de uma rede de apoiadores ao redor do mundo, destaca apreensão com o Brasil.

“Enquanto essas questões estão ocorrendo em todo o mundo, em nenhum lugar elas são mais aparentes do que no Brasil. As políticas agressivas do presidente Bolsonaro de pressionar para expandir a mineração e o agronegócio em escala industrial na Amazônia têm graves consequências para os povos indígenas, bem como para o clima global. A taxa de desmatamento em territórios indígenas está subindo acentuadamente - com um aumento de 74% de 2018 a 2019. Surpreendentemente, o Brasil foi responsável por um terço da perda de florestas tropicais do mundo em 2019. Conforme Bolsonaro reduz a fiscalização ambiental, as redes criminosas que estão dirigindo o desmatamento da Amazônia recebeu efetivamente luz verde”, diz o documento.

Em entrevista à CNN, a campaigner da Global Witness, Rachel Cox, diz que o relatório esclarece ainda o papel urgente que os defensores do meio ambiente têm em relação aos desafios dos impactos das mudanças climáticas. “Sob o aumento da repressão e da vigilância durante o lockdown da pandemia da Covid-19, a proteção desses ativistas torna-se ainda mais imprescindível para a reconstrução de um planeta mais seguro e mais verde. Se queremos realmente fazer planos para uma recuperação verde centrada na segurança, na saúde e no bem-estar das pessoas, precisamos abordar as principais causas dos ataques aos defensores e seguir seu exemplo na proteção do ambiente e no impedimento do colapso climático", diz Cox.

Reprodução/Pixabay

 



Nos últimos meses a Agência Ambiental Pick-upau tem sofrido agressões como atos de vandalismo, depredação de patrimônio, sabotagem, chegando a um incêndio criminoso que causou um dano significativo em seu centro de pesquisa, além de ameaças de agressão e até morte. Para os ativistas da Organização, essas agressões se intensificaram nos últimos anos e causam instabilidade no trabalho diário que a instituição exerce em defesa do meio ambiente. “Somos obrigados a alterar nossa rotina, ampliar as medidas de segurança e ficar o tempo todo em alerta. Isso torna tudo muito mais estressante”, afirma uma ativista da Pick-upau. “Estamos em São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo e estamos sofrendo essas agressões, imaginem os ativistas de tantas outras organizações que estão em regiões bem mais perigosas para ações de proteção do meio ambiente”, conclui.

Com objetivo de resguardar os direitos constitucionais da Organização e de seus integrantes a Agência Ambiental Pick-upau acaba de firmar parceria com o escritório de advocacia especialista na área criminal. O escritório Moreira Advogados passou a representar a Organização em casos que envolvem crimes previstos no Código Penal Brasileiro. A parceria é no formato de pro bono e foi intermediada pelo Instituto Pro Bono. A Pick-upau já possui assessoria jurídica em outras áreas como civil e direito ambiental da Navega Advogados Associados, que mantém escritórios no Rio de Janeiro e em Lisboa, Portugal.

Sobre a Moreira Advogados
O escritório Moreira Advogados atua na advocacia criminal, em todas as suas especialidades, sejam elas: a advocacia criminal empresarial, advocacia criminal tradicional, os modernos programas de criminal compliance, além de atuar nas defesas de profissionais em processos ético-disciplinares perante os seus órgãos de classe.

Da Redação com informações da CNN e G1
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.