Patrocínio
 


 

Física explica por que patinhos nadam alinhados com a mãe
Economizar energia é fundamental

26/10/2021 – Cientistas da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia fizeram simulações de computador de ondas em aves aquáticas para entenderem por que os patinhos nadam alinhados com suas mães.

O arquiteto naval Zhiming Yuan e seus colegas calcularam que quando os filhotes cruzam certo ponto atrás de sua mãe são favorecidos pelas ações da física. Que os patinhos sempre nadam atrás de sua progenitora todos já sabemos, mas a questão era o motivo. Segundos cientistas, a física explica o comportamento.

O estudo publicado no Journal of Fluid Mechanics, explica que os filhotes seguem essa dinâmica para economizar energia. Segundo a pesquisa, quando os filhotes nadam sozinhos criam ondas em seu rastro, gastando uma energia, que poderia empurrá-los para frente. Quando seguem sua mãe gastam até 158% menos energia, ou seja, o arrasto que a pata adulta propícia gera uma navegação mais limpa e eficiente para os patinhos que seguem logo atrás.

Reprodução/Maxpixel

 



Os filhotes apreendem rápido e com isso seguem pelos lagos em busca de comida e abrigo. Contudo, o estudo indica que se algum filhote sai da linha projetada pelas ondas, o retorno é mais difícil e precisam imprimir mais energia para retornar ao percurso correto. Tudo uma questão de física aplicada.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
 
Copyright 2021 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
     
   

 

     
Patrocínio    
     
     
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental