Notícias
 
 
 

Pick-upau integra plataforma mundial sobre restauração de florestas
Restor está sediada em Zurique, na Suíça e reúne áreas restauradas em todo o planeta


03/12/2021 – A Agência Ambiental Pick-upau, por meio do Programa Atmosfera e do Projeto Refazenda, passou a integrar a plataforma Restor, uma ferramenta global que conecta pessoas, empresa, organizações e governos entorno do objetivo de restaurar habitats em todo o mundo.

A Pick-upau integra a Rede Fundadora, um conjunto de organizações que contribuíram para aperfeiçoar a plataforma Restor. Entre as muitas instituições, estão Plant for the Planet, There for the Trees, Trillion Trees, Plant Your Future, The Earth Project, We Forest, Corals for Conservation, Rainsforest Rescue; No Brasil, Associação Mico Leão Dourado, Instituto Terra, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica; e empresas como a Suzano, entre outras dezenas de outras organizações participam da iniciativa.

Sobre a plataforma Restor
O Restor está acelerando o movimento de restauração global ao conectar todos, em todos os lugares, à restauração local. O Restor conecta pessoas a dados científicos, cadeias de suprimentos, financiamento e entre si para aumentar o impacto, a escala e a sustentabilidade dos esforços de restauração. Acreditamos que qualquer pessoa pode ser um campeão da restauração, incluindo você.

A restauração e conservação do ecossistema são cruciais para proteger a biodiversidade da Terra e alcançar as metas de mitigação do clima. A restauração tem o potencial de reduzir cerca de 30 por cento das emissões globais de carbono acumuladas e é um componente-chave das metas de mitigação do clima de muitas nações até 2030. No entanto, os maiores impactos costumam ser sentidos de forma mais aguda na escala local e onde as pessoas dependem da biodiversidade para seu sustento. Proteger e reconstruir ecossistemas são, portanto, desafios locais. Mas os dados científicos e os recursos corretos costumam ser inacessíveis e, onde estão disponíveis, estão espalhados por uma variedade de canais.

Reprodução/Pick-upau

 



Como um grupo de pesquisa ecológica global, o Crowther Lab da ETH Zürich conhece os benefícios do acesso aos dados e também as armadilhas dos dados quando não combinados com o conhecimento local. Eles se propuseram a criar uma plataforma unificada para democratizar os dados ecológicos para garantir que os melhores dados de restauração fossem criados por, para e com os profissionais da restauração.

Com os dados certos, junto com total transparência, os projetos de restauração locais agora podem se conectar a uma rede cada vez maior de ações de restauração. A restauração assume várias formas, desde a proteção da terra para que a vegetação possa florescer até o manejo holístico do solo, sistemas agroflorestais, plantio de árvores, proteção de pântanos e outros. Também é praticado de várias maneiras, seja por meio de cosmologias indígenas, como parte da agricultura regenerativa, dentro de cadeias de suprimentos ou por meio de experimentos de quintal. Independentemente de estarmos atualmente praticando restauração, todos nós temos uma 'pegada terrestre' que se estende além de nossas emissões de carbono até nossos impactos sobre o solo, a biodiversidade e os sistemas naturais. É nosso objetivo possibilitar que todos nós entendamos essa pegada do solo e as decisões a ela associadas. Através deste processo, pretendemos promover a compreensão, e ação para regenerar o que foi degradado, e fazer com que isso beneficie os ecossistemas naturais. Cada um de nós pode fazer a diferença, uma decisão de cada vez.

Fundado pelo Crowther Lab da ETH Zurich e desenvolvido em colaboração com o Google, Restor é indicado ao Prêmio Earthshot da Royal Foundation e parceiro oficial da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas.
Acesse: www.restor.eco

Saiba mais sobre o Programa
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).

O efeito estufa é o que permite a vida no nosso planeta, entretanto, o aumento destes gases (principalmente o dióxido de carbono – CO2 e o metano – CH4) provoca o chamado aquecimento global. Eventos climáticos extremos ligados às mudanças nos padrões de circulação atmosféricos e oceânicos, em função deste aquecimento estão se intensificando. A cada década existe um registro de aumento da temperatura, tendo como base 1850, e os governos concordam que uma ação coletiva urgente é necessária, pois padrões matemáticos indicam que o aquecimento de 1,5°C a 2°C será ultrapassado ainda neste século se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO2 e demais GEEs.

O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) alertou sobre um significativo agravamento dos impactos climáticos e, como consequência, a antecipação em uma década dos efeitos, com mudanças sem precedentes e algumas irreversíveis. O relatório indica também que certos impactos, como ondas de calor extremo, dobrariam de escala na próxima década, exigindo aceleração, sem precedentes de ações e investimento em compensação ou mitigação de GEE.

A redução da pegada de carbono (ou seja, compensação ou mitigação de emissões de GEE) do setor produtivo permitirá integração da produção industrial nas políticas nacionais e estratégias de atenuar as mudanças climáticas, garantindo ao mesmo tempo, que os países possam continuar a usar a economia como um ativo de desenvolvimento e benefício social.

Como um novo paradigma de gestão empresarial, os aspectos ambiental, social e de governança (ESG em inglês) passaram a ser um compromisso assumido pela alta administração. Uma estratégia ESG é a mitigação de GEE por meio de projetos de recuperação da vegetação de áreas degradadas, que além de contribuir para a redução das mudanças climáticas, permite construir confiança e credibilidade de longo prazo com as partes interessadas e garantir um negócio mais estável e bem-sucedido.

Atualmente, empresas que operam de forma planejada visando promover o desenvolvimento sustentável, têm se destacado. É fato que as maiores corporações do planeta têm investido em ações e programas de responsabilidade socioambiental. Ser uma empresa socialmente responsável – pode orientar uma decisão de investimento (acionista), de compra (distribuidor) ou de consumo final (cidadãos). Contudo, os benefícios podem ser observados em situações internas e externas das organizações, entre elas: valorização da imagem institucional e da marca; reconhecimento e maior fidelidade do consumidor; aumento da motivação dos colaboradores; atração e retenção de talentos; flexibilidade e capacidade de adaptação; diminuição de conflitos; maior longevidade; e acesso a capitais e mercados.

Em consonância com esta demanda, nos últimos anos a Agência Ambiental Pick-upau tem desenvolvido vários projetos ambientais de neutralização de emissões de GEE, atendendo a empresas e pessoas físicas com a nova visão de seu papel na sociedade.
Acesse: www.atmosfera.org.br

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.