Notícias
 
 
 

Formato da asa de coruja reduz ruídos, diz estudo
O desenho da borda serrilhada das asas as torna mais silenciosas e isso pode ajudar em projetos


23/02/2022 – Barulho, ruído, poluição sonora. Todos sabem o que é, e como isso afeta nossas vidas, mas nem todos sabem como isso ocorre. O chamado ruído de ponta é uma fonte dessa poluição presente em motores aeronáuticos, de turbina de aviões, drones e até de turbinas eólicas. Extinguir ou reduzir esses ruídos é um grande desafio.

Pesquisadores da Universidade Xi’an Jiaotong, na China publicaram um estudo na Physics of Fluids, onde usam características das asas de corujas para desenvolver desenhos de aerofólios, com objetivo de reduzir, de forma significativa, o ruído de borda.

“As corujas noturnas produzem cerca de 18 decibéis a menos do que outras aves, em velocidades de voo semelhantes, devido à configuração única de suas asas. Além disso, quando a coruja captura a presa, a forma das asas também muda constantemente. Então, o estudo da configuração da borda das asas durante o voo da coruja é de grande importância”, disse o autor do estudo, Xiaomin Liu.

Esse ruído de bordo acontece quando o fluxo de ar circula pela parte de trás de um aerofólio, isso cria uma camada turbulenta ao longo da superfície, e quando esse ar segue pelo bordo de fuga o ruído se espalha. Estudos anteriores já haviam identificado que as serrilhas são capazes de reduzir ruídos de equipamentos, de forma significativa.

Reprodução/Maxpixel

 



“Atualmente, o desenho das pás das turbomáquinas rotativas amadureceu gradualmente, mas a tecnologia de redução de ruído ainda está em um gargalo”, disse Liu. “As capacidades de redução de ruído das estruturas convencionais de dente de serra são limitadas, e algumas novas estruturas de borda de fuga não lisas precisam ser propostas e desenvolvidas para aproveitar ainda mais o potencial de redução de ruído biônico”.

Para os estudos teóricos a equipe usou um software de análise e cálculos de ruídos, comparando aerofólios simplificados com características similares as asas das corujas. As descobertas foram aplicadas para reduzir o ruído de máquinas rotativas. Quando o fluxo ao redor do bordo foi melhorado o ruído foi suprimido. Os pesquisadores também verificaram que serrilhas assimétricas diminuíram os ruídos mais que as simétricas. Os pesquisadores dizem que a redução dos ruídos variou nas diferentes condições de uso, portanto, os projetos de aerofólio devem ser desenvolvidos a partir de cada aplicação.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.