Notícias
 
 
 

Cores claras das penas podem ajudar as aves migratórias
Manter a temperatura de corpos pode ser importante em longas viagens


29/04/2022 – Estudo publicado na revista científica Current Biology aponta que a análise de mais de 10 mil imagens de aves demonstra que as migratórias podem ser beneficiadas por terem penas com cores mais claras.

Não importa o tamanho, das menores aves como beija-flores ou guindastes gigantes, cerca de metade das 10.000 espécies de aves do planeta é migratória ou costuma migrar. Anatomia é fundamental para essas espécies terem sucesso nessas empreitadas. Agora um novo estudo indica que quase todas as espécies migratórias têm penas com cores mais claras. Isso pode ajudar essas aves nas longas viagens, mantendo seus corpos mais frios sob o sol quente.

As cores das penas servem para as aves se camuflarem e fugir de predadores ou até para atrair parceiros, com tons mais vistosos e brilhantes. Mas as cores também podem auxiliar na regulação da temperatura corporal, quando absorvem ou refletem a luz solar.

As migrações expõem as aves a um esforço imenso, que eleva sua temperatura corporal. Algumas espécies conseguem até aumentar as altitudes para um ar mais frio. “Se o superaquecimento é um problema das aves migratórias, outra forma de lidar com isso seria evoluir com cores mais claras”, que absorvem menos calor, diz Kaspar Delhey, ornitólogo do Instituto Max Planck de Ornitologia em Seewiesen, Alemanha.

Reprodução/Maxpixel

 



Os pesquisadores analisaram mais de 20 mil ilustrações de 10.618 espécies de aves de todo o planeta, separando as características da plumagem, em função das distâncias que cada uma delas costuma percorrer nas migrações. O resultado indicou que na média as aves mais leves aumentaram a distância. As aves migratórias que percorrem maiores distâncias foram 4% mais leves que as espécies não migratórias.

Os pesquisadores explicam que não é uma grande diferença, considerando que muitas aves migratórias têm penas escuras, por motivos não relacionados ao voo, contudo a tendência pareceu consistente. Grupos de aves diferentes apresentaram esse padrão e isso pode indicar algo.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.