Notícias
 
 
 

Espécies de aves cantam a mesma melodia há um milhão de anos
Pesquisa indica que espécie da África Ocidental não mudou o repertório


07/05/2022 – Da mesma forma que humanos, as aves têm um processo de aprendizagem da vocalização similar. Os conhecimentos sobre os cantos e comunicação são transferidos de uma geração para outra. Esse processo já era conhecido da ciência, mas agora pesquisadores descobriram que algumas espécies podem manter e transmitir o mesmo canto por milhares de anos.

A nova pesquisa realizada nas universidades da Califórnia e do Missouri, nos Estados Unidos, identificou que essas aves cantam a mesma canção, provavelmente, há um milhão de anos. Os pesquisadores descobriram que pássaro-sol-de-colarinho-duplo-oriental (sunbirds, em inglês), da família Nectariniidae, originário da África Ocidental mantêm o canto de seus ancestrais.

Esse novo estudo contraria entendimentos que acreditavam que da mesma forma que humanos, a comunicação se alterava ao longo do tempo, inclusive pesquisas com aves no hemisfério Norte corroboram com essa tese.

Segundo os pesquisadores do novo estudo, espécies de aves que vivem em regiões com maior incidência de mudanças climáticas ou geológicas têm a tendência de mudar e se ajustar aos inúmeros aspectos para sua sobrevivência. Características da anatomia e morfologia podem sofrer adaptações, entretanto, isso não ocorreria em espécies de regiões com menos alterações e mais estáveis.

Reprodução/Maxpixel

 



Rauri Bowie, professor de biologia integrativa da Universidade da Califórnia e autor sênior do estudo, realizou visitas entre 2007 e 2011, nas regiões africanas, de Moçambique ao Quênia, habitadas pelos pássaros-do-sol (Cinnyris mediocris) e registrou a vocalização de 123 indivíduos. A espécie vive em florestas montanhosas isoladas, conhecidas como “ilhas do céu”. Lá o pássaro-do-sol tem pouco contato com outras espécies e também não enfrentam transformações na paisagem, o que segundo, o biólogo, seria a explicação para a vocalização inalterada.

A pesquisa que foi publicada na revista Proceedings of the Royal Society B e divulgada no Live Science, afirma que a vocalização é fundamental para conhecer e compreender o comportamento das aves.

“A vocalização é considerada uma das barreiras de isolamento e pré-acasalamento mais importantes, uma das principais maneiras pelas quais as aves se diferenciam. Que uma característica aprendida possa permanecer estática por centenas a milhares de anos é simplesmente notável, uma descoberta que reflete o quanto o estudo de campo de sistemas tropicais tem a oferecer à comunidade científica e ao observador curioso.”, disse em comunicado.

"Se você isolar os humanos, seus dialetos muitas vezes mudam; você pode dizer depois de um tempo de onde alguém vem. E a música foi interpretada da mesma maneira", disse Bowie. "O que nosso artigo mostra é que não é necessariamente o caso das aves. Mesmo em características que deveriam ser muito lábeis, como canto ou plumagem, você pode ter longos períodos de estase."

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.