Notícias
 
 
 

Pesquisa sugere por que os ninhos de aves são resistentes
Simulações de computador mostram como galhos deixam ninhos mais fortes


29/06/2022 – Quem pensa que as aves recolhem galhos aleatoriamente para formar seus ninhos se engana. Elas costumam descartar galhos velhos e escolhem o material para proporcionar resistência, segurança e aconchego para seus ninhos.

As aves parecem ter ciência de como as propriedades de cada material pode ser traduzir em um ninho adequado. “Isso é totalmente intrigante para mim”, diz o físico Hunter King, da Universidade de Akron, em Ohio.

O ninho de uma ave pode ser composto por um conjunto variado de materiais, assim os pesquisadores realizaram combinações de experimentos em laboratório e simulações de computador para tentar compreender como esses materiais podem se relacionar aos ninhos.

O estudo publicado na Physical Review Letters realizou testes com 460 hastes de bambus espalhadas em um cilindro. Essas simulações são capazes de analisar como esses objetos se tocam, o que pode ser decisivo para entender como o material se comporta.

Quanto mais força era aplicada, mais rígido o material se apresentava, resistindo à deformação. Conforme o pistão comprimia as hastes, elas deslizavam umas nas outras e os pontos de contato se reorganizavam. Desta forma, criando pontos de contatos adicionais entre os gravetos, que impedia a flexão do material.

Reprodução/Maxpixel

 



Os pesquisadores verificaram que as mudanças na rigidez do material ficavam atrás do movimento do pistão, ou seja, configurava-se um fenômeno físico conhecido como histerese, que a propriedade de um material manter suas propriedades mesmo quando não há continuidade de forças ou estímulos que a pressionem.

Com isso a pilha de gravetos ficou mais rígida quando o pistão a empurrou, em relação ao efeito de aliviar a pressão, ou seja, a retração do pistão. Para os pesquisadores a histerese apareceu porque a fricção inicial entre os gravetos necessitava ser superada antes que os pontos de contato pudessem se reorganizar.

Os pesquisadores afirmam que compreender como os ninhos de aves são construídos e funcionam pode favorecer na escolha de materiais e processos para transportar e armazenar cargas e produtos importantes em diversas áreas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.