Notícias
 
 
 

Aves vegetarianas são mais sociais que as carnívoras
E também podem ser mais promiscuas, diz pesquisa


01/07/2022 – Conhecidos pelos curiosos ninhos em formato de bolsa, os tecelões fazem parte de uma família com 118 espécies a agora pesquisadores dizem ter descoberto algo ainda mais curioso que a arquitetura de seus ninhos, sua dieta.

Segundo pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, a dieta dessas aves impacta diretamente em seu comportamento social, inclusive na promiscuidade. Os autores analisaram diversos estudos sobre espécies de tecelões da África subsaariana e perceberam que aquelas que consumiam sementes eram mais propícias a se agruparem e viverem em colônias com mais frequência do que as espécies que se alimentavam de insetos.

Os pesquisadores dizem que estavam analisando estudos do ecólogo britânico John Crook, o primeiro a sugerir uma ligação entre dieta, habitat e comportamento social, em 1964. “Crook produziu um estudo importante que estimulou muitas pesquisas nos últimos 50 anos. No entanto, ele não tinha estatísticas para respaldar suas declarações, então decidimos revisitar suas ideias usando abordagens estatísticas modernas”, diz Tamás Székely, pesquisador do Milner Center for Evolution da Universidade de Bath, ao site Treehugger.

Analisando dados coletados em estudos já publicados sobre espécies de tecelões a respeito de seu habitat, dieta e comportamento social, os pesquisadores distinguiram grupos que vivem em savanas, que se alimentam de sementes e grupos florestais, que consomem principalmente insetos. Os pesquisadores afirmam ainda não ter certeza sobre o motivo de dietas diversas entre os grupos, mas acreditam que isso evoluiu ao longo do tempo, por causa da disponibilidade de alimento.

Reprodução/Maxpixel

 



A pesquisa revelou que as espécies que vivem em áreas abertas ou savanas com mais frequência costumam forragear em grupos para buscar fontes de alimento com mais qualidade. Também verificaram que esses indivíduos muitas vezes tinham comportamento polígamo. “A principal descoberta do nosso trabalho foi que os tecelões que se alimentam de sementes são mais sociáveis do que os insetívoros, provavelmente porque as sementes são mais fáceis de encontrar e localmente mais abundantes na savana do que na floresta”, diz Székely.

O estudo publicado na revista American Naturalist, explica que o habitat tem relação direta com o comportamento social das espécies. As áreas mais abertas, de vegetação rasteira são mais propicias para se agrupar em busca de alimentos. Andar em grupos também é uma estratégia contra predadores. Por outro lado, viver em grupos pode dificultar no momento de nidificação, resultando no convívio de colônias e também tendo mais parceiros, por conta da proximidade.

No caso dos tecelões que vivem em florestas, eles têm que cobrir uma área maior para forragear, mas não dependem de outras aves para encontrar os insetos consumidos. As áreas florestais também oferecem mais oportunidades para nidificação em quantidade e segurança, o que dispensaria a necessidade de viver em grupos. Esse comportamento deixa as aves com os mesmos parceiros no período de reprodução.

Os pesquisadores acreditam que esse comportamento não seja uma exclusividade dos tecelões. “Suspeitamos que o conceito possa ser geral, mas para estabelecer as associações em outras espécies serão necessárias mais investigações. É genuinamente interessante descobrir o que impulsiona o comportamento social em aves e humanos”, conclui Székely.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.