Notícias
 
 
 

Aves da Patagônia adoram trufas
Pesquisadores ficaram surpresos com o gosto de aves pelo fungo


12/07/2022 – Alguns fungos têm corpos frutíferos que nós conhecemos como trufas. Geralmente os mamíferos são responsáveis pela dispersão de seus esporos, mas na Patagônia, as aves também ajudam nessa dispersão. E o gosto da avifauna por essa iguaria surpreendeu os pesquisadores que registraram a descoberta nessa região da América do Sul, acreditando que esses animais têm papel importante na dispersão.

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, coletaram 169 amostras de fezes de aves de duas espécies chucão-tapaculo (Scelorchilus rubecula) e o huet-huet-de garganta-preta (Pteroptochos tarnii). As amostras foram coletadas ao longo de 700 quilômetros de extensão da Patagônia, entre 2018 e 2019. Depois usaram testes de DNA para identificar os esporos de trufas e microscopia fluorescência para verificar a integridade desses esporos.

Em 95% das amostras de fezes do chucão-tupaculo e 82% das amostras do huet-huet-de garganta-preta foram encontrados esporos fungos ectomicorrízicos, um tipo de fungo que cresce de forma simbiótica com plantas, incluindo trufas. Em 42% das fezes do chucão e 30% do huet-huet foram encontrados esporos de trufas. Os pesquisadores disseram ainda, que a maioria dos esporos nas fezes estava intacta, ou seja, viáveis.

Reprodução/Maxpixels

 



Segundos os pesquisadores, as trufas crescem no subsolo e seus esporos são internos, ou seja, precisam que animais comam seus corpos frutíferos e façam a dispersão dos esporos. A pesquisa sugere que as aves têm um importante papel na sobrevivência das trufas nas florestas da Patagônia e que elas são parte significativa na dieta delas. “No passado, as pessoas simplesmente presumiam que as aves não estavam desenterrando trufas e dispersando os esporos e, nesse sistema, as aves definitivamente estão fazendo isso muito, então foi realmente uma surpresa”, diz Matthew Smith, um dos pesquisadores em comunicado.

Os pesquisadores destacaram ainda, que as trufas consumidas pelas aves eram inodoras, ao contrário das trufas geralmente consumidas pelos mamíferos. Por outro lado, muitas trufas eram pequenas e com cores vivas, parecendo bagas, o que pode sugerir que elas tenham evoluído para atrair aves de maneira específica.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixels

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.