Notícias
 
 
 

Populações de aves em florestas tropicais estão em declínio
Pesquisa indica que no Panamá 35 espécies tiveram queda de 50% nas últimas décadas


13/07/2022 – Estudo indica que comunidades de avifauna estão sofrendo um declínio severo nas últimas quatro décadas. O levantamento realizado no Panamá mostra que entre 57 espécies estudadas, 35 tiveram uma redução de 50%. O motivo pode estar relacionado às mudanças climáticas.

Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, rastrearam e analisaram dados de espécies de aves, entre 1977 e 2020, em uma reserva florestal no Panamá, com objetivo de verificar como as populações de aves estão sendo impactadas com a perda de habitat e as mudanças no clima.

Segundos os pesquisadores, há poucos estudos que contemplem grandes períodos e variações populacionais de aves na região dos trópicos, portanto, essa pesquisa traz informações importantes sobre esses status. O relatório foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Usando anilhas de identificação e redes de neblina para captura, os pesquisadores coletaram dados de milhares de aves ao longo de quarenta anos e analisaram a população de 57 espécies. Segundo os cientistas, apenas duas espécies apresentaram um aumento populacional e 45 espécies perderam 50% de sua população.

Os cientistas afirmam que inúmeras famílias de aves foram impactadas, independente de características ecológicas, tamanho ou maneira de forrageamento. Para os autores do estudo, identificar os parâmetros ecológicos deve ser uma prioridade no processo de conservação e afirmam que as atividades humanas pode ser um fator determinante para a queda dessas populações.

Reprodução/Maxpixels

 



O desmatamento nos trópicos, mudanças nos padrões climáticos, com o aumento das temperaturas são motivos claros para sustentar essas perdas na biodiversidade. Entre 1990 e 2010, por exemplo, houve uma aceleração de 62% no desmatamento na região.

“Temperaturas crescentes estão levando a mudanças em espécies tropicais de terras baixas em [grupos taxonômicos] e evidências teóricas e empíricas indicam que as biotas tropicais são mais fortemente afetadas do que suas contrapartes temperadas. A mudança dos regimes de chuva nos trópicos também deve impactar fortemente a distribuição das espécies e a dinâmica populacional”, dizem os pesquisadores em comunicado.

A queda na oferta de alimentos como insetos, frutos e néctar também pode estar inserido nesse contexto de redução das populações, além da mudança do clima que pode beneficiar parasitas que causam doenças nas aves. Para exemplificar essa perda, os pesquisadores citam o manequim-de-cabeça-vermelha, a espécie mais abundante amostrada e com grande capacidade de dispersão de sementes. Em 1977, vinte três espécimes foram registrados, já em 2020, foram apenas nove.

Apesar das florestas tropicais serem consideradas grandes reservas de biodiversidade, o estudo mostra que o declínio nas populações de aves, por exemplo, é alarmante. “O próximo passo lógico para entender e possivelmente prevenir novos declínios é identificar os mecanismos ecológicos subjacentes. Para conseguir isso, estudos intensivos e de longo prazo de espécies individuais provavelmente serão necessários para detalhar os fatores”, concluem.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixels

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.