Notícias
 
 
 

Pick-upau passa a integrar a Global Partnership on Plastic Pollution and Marine Litter
A Parceria Global sobre Poluição Plástica e Lixo Marinho (GPML) foi lançada na Conferência das Nações Unidas

25/05/2023 – A Agência Ambiental Pick-upau passou a integrar a “Global Partnership on Plastic Pollution and Marine Litter - GPML” (Parceria Global sobre Poluição Plástica e Lixo Marinho), uma iniciativa das Nações Unidas para mitigação dos efeitos da poluição nos ambientes marinhos. A plataforma é uma das mais importantes sobre o tema no planeta e conta com mais de 2.600 instituições e órgãos de vários países.

A Agência Ambiental Pick-upau iniciou suas ações sobre oceano e ambientes marinhos relacionados em 2014, lançou o Plastic no Thanks em 2021, movimento focado em soluções para a mitigação da poluição por plástico de uso único e a conservação dos oceanos. Além da Pick-upau, organizações como 5 Gyres Institute (EUA), Ocean Care (Suíça), Ocean Conservancy (EUA), International Union for Conservation of Nature – IUCN (Suíça), WWF (Suiça), United States Environmental Protection Agency (EPA), National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), Ministério do Clima e Meio Ambiente do Brasil, entre outras.

Reprodução/Pixabay

 



Sobre o GPML
A Parceria Global sobre Poluição Plástica e Lixo Marinho (GPML) foi lançada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em junho de 2012 em resposta a uma solicitação estabelecida na Declaração de Manila sobre o Aprofundamento da Implementação do Programa Global de Ação para a Proteção do Ambiente Marinho das Atividades Terrestres (atualmente denominada Unidade de Ecossistemas Livres de Poluição). A parceria é liderada por um Comitê Diretivo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) fornece serviços de secretariado.

O GPML é uma parceria multistakeholder que reúne todos os atores que trabalham para prevenir o lixo marinho e a poluição plástica. Ao fornecer uma plataforma global exclusiva para compartilhar conhecimento e experiência, os parceiros podem trabalhar juntos para criar e promover soluções para esse problema global urgente.
Nossa missão é proteger o ambiente marinho global, o bem-estar humano e o bem-estar animal, abordando o problema global do lixo marinho e da poluição plástica ao:

• Fornecer uma plataforma para cooperação e coordenação; partilha de ideias, conhecimentos e experiências; identificando lacunas e questões emergentes.


• Aproveitar a experiência, os recursos e o entusiasmo de todas as partes interessadas.


• Dar uma contribuição significativa para o cumprimento da Agenda 2030, em particular o ODS 14.1 (Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, principalmente de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e poluição por nutrientes).


A missão do GPML é proteger o ambiente marinho global, o bem-estar humano e o bem-estar animal, abordando o problema global do lixo marinho e da poluição plástica por:


• Fornecer uma plataforma para cooperação e coordenação; partilha de ideias, conhecimentos e experiências; identificando lacunas e problemas emergentes.


• Aproveitar a experiência, os recursos e o entusiasmo de todas as partes interessadas.


• Fazendo uma contribuição significativa para a realização da Agenda 2030, em particular o ODS 14.1 (Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, particularmente de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e poluição por nutrientes).

Reprodução/GPML

Conheça a plataforma.



Conheça: GPML

Da Redação, com informações da GPML/UNEP
Fotos: Reprodução/Pixabay
/GPML

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.