Notícias
 
 
 

Plásticos estão matando filhotes de cegonhas em ninhos, diz estudo
Aves usam restos de plásticos para compor os ninhos e isso está causando o estrangulamento das aves

26/11/2025 – Um estudo publicado na revista Ecological Indicators revelou que plásticos usados por aves na construção de ninhos, como cordas agrícolas de polipropileno, estão causando mortes de filhotes por estrangulamento, amputações e infecções. A pesquisa analisou quase 600 ninhos de cegonha-branca em Portugal e encontrou plástico em 90% deles. Em 27% dos ninhos inspecionados, filhotes estavam presos por esses materiais.

A ecóloga Aldina Franco explicou que os filhotes de cegonha se enroscam e apertam ainda mais as cordas plásticas ao se moverem, causando ferimentos graves. As aves usam o que encontram no ambiente para construir seus ninhos, incluindo plásticos. Durante a temporada reprodutiva de 2023, pesquisadores inspecionaram ninhos semanalmente e encontraram diversos casos críticos. Um dos mais graves envolveu um filhote preso por corda plástica, cujo ventre estava infestado por larvas — ele não sobreviveu.

Reprodução/Pixabay

 



Apesar dos casos trágicos, há exceções, como um filhote que se recuperou após ser libertado da corda, embora ainda apresente marcas. O material mais comum nos enredamentos é a corda plástica agrícola usada para fardos de feno, mas também foram encontrados sacolas e recipientes domésticos. O problema não é exclusivo de Portugal nem das cegonhas, já que esse tipo de corda é amplamente utilizado em diversos países.

O ecólogo Neil James alerta que muitos filhotes mortos por plástico não são contabilizados, o que pode tornar uma taxa de 12% de enredamento crítica para espécies já ameaçadas. As cordas plásticas agrícolas ("baler twine") somam mais de 80 mil toneladas por ano só na Europa. Embora existam alternativas biodegradáveis, a reciclagem ainda é falha. Pesquisadores pedem que esse material seja classificado como perigoso e removido do uso, além de reforçarem a necessidade de limpeza ambiental em áreas rurais.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.