Notícias
 
 
 

Fukushima: a história se repete
História da energia nuclear é marcada por falhas e panes


A história da energia nuclear é marcada por acidentes, que na maioria das vezes custam vidas humanas e destruição do meio ambiente. Com isso acumulam-se comparações entre o que houve no Japão com acidentes ocorridos em outras partes do mundo, numa cronologia de quase seis décadas.

Cronologia de falhas

- No estado alemão de Schleswig-Holstein, um reator da usina Krümmel é retirado da rede após sofrer um curto-circuito num transformador, isso aconteceu no ano de 2009. Em 2007 um equipamento de construção análoga pegou fogo após sofrer um curto-circuito.

- Em 2006 na central sueca Forsmark um dos três reatores é automaticamente desligado e em seguida desativado, pois sofrera um curto-circuito.

- Uma explosão de hidrogênio, em dezembro de 2001, provoca falhas no funcionamento da usina de Brunsbüttel, Schleswig-Holstein, porém, apenas em fevereiro de 2002 o reator foi retirado para inspeção devido a pressões das autoridades fiscalizadoras.

- Em outubro de 2000 a debatida usina tcheca de Temelin é inaugurada. Registraram-se quase cem casos de mau funcionamento até agosto de 2006.

- Em setembro de 1999, uma unidade de reprocessamento de urânio, situada na cidade de Tokaimura no Japão, sofreu uma reação em cadeia descontrolada, liberando altos níveis de radiação. Segundo autoridades, o acidente foi causado por falha humana, pois funcionários, que não foram bem preparados, depositaram sete vezes mais urânio do que o permitido num tanque de precipitação.

- O maior acidente já registrado em todo o mundo aconteceu em abril de 1986 em Tchernobil, na Ucrânia (ex-União Soviética), quando um reator de água leve moderado a grafite explodiu. Tal fato gerou a morte imediata de 32 pessoas, 120 mil pessoas tiveram que ser evacuadas e milhares de pessoas ainda sofrem com as consequências da irradiação nuclear. Além disso, nuvens e ventos carregaram a radioatividade para toda a Europa Ocidental. Não se tem uma medida exata das consequências desse desastre até hoje.

- Em março de 1979 ocorreu o maior acidente nuclear registrado nos EUA. A usina de Three Mile Island, próxima a Harrisburg, sofreu um colapso na refrigeração devido a defeitos técnicos e falhas humanas, gerando o derretimento parcial do reator. Uma nuvem radioativa foi observada a centenas de quilômetros do local do acidente, com isso cerca de 200 mil pessoas tiveram que deixar a região.

- Em janeiro de 1977, duas linhas de alta voltagem da central nuclear de Gundremmingen, na Baviera, Alemanha sofrem curtos-circuitos, gerando prejuízo total na central e contaminando o prédio do reator com água de refrigeração radioativa.

- A estação de reprocessamento de combustível radioativo de Windscale (rebatizada Sellafield a partir de 1983), na Inglaterra, sofre a segunda explosão em julho de 1973, contaminando grande parte da unidade.

- Um reator para a preparação de plutônio, utilizado em bombas, pega fogo em uma das centrais de Windscale, Reino Unido, em outubro de 1957. Centenas de quilômetros quadrados foram contaminados por gases radioativos matando 39 pessoas.

- Um tanque subterrâneo de concreto que armazenava detritos radioativos líquidos, da unidade soviética de processamento de plutônio Maiak sofre uma explosão em setembro de 1957. Acredita-se que o acidente matou pelo menos mil pessoas e dez mil foram contaminados, porém até hoje não se tem um número exato. Uma área de 300 por 40 quilômetros foi contaminada. Essa catástrofe é uma das maiores já relatadas. Um cientista relatou o acidente em 1976, porém o acidente só foi oficialmente confirmado em 1990.

- Em dezembro de 1952 ocorre uma grave explosão na central nuclear de Chalk River próxima a Ottawa, Canadá, uma fusão parcial destrói o núcleo do reator.

SAIBA MAIS

- Veja a campanha que o Pick-upau fez contra a construção da Usina Nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro

- Saiba mais sobre o maior desastre nuclear da história, Chernobyl

Da Redação
Com informações de Agências Internacionais

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.