Denúncia feita pelo Pick-upau vira reportagem na Folha de São Paulo
Jornal expõe problema de um patrimônio histórico no Jaraguá

16/08/2011 - Veja matéria publicada no jornal Folha de São Paulo
O casarão histórico que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, hoje conta com uma geladeira de sorvete na composição de sua decoração. Na frente de onde talvez tenha sido a senzala que pode ter abrigado o bandeirante Afonso Sardinha (filho) há um fogão, lixo e muita bagunça.

Divulgação

A casa que está completamente abandonada pelo poder público data 1580, conforme mostra uma placa que fica do lado de fora do imóvel. Além disso, o local é tombado como Patrimônio Histórico pelo Estado de São Paulo.

“Não temos autorização para ninguém entrar. O casarão funciona como um hotel. Ele está fechado ao público. Quem administra é a Dona Iracema (espécie de caseira do local)”, afirmou um segurança do Parque.

O Parque do Jaraguá faz parte do cinturão verde da capital paulista e é considerado patrimônio mundial da humanidade. Na verdade ninguém sabe quem realmente toma conta da casa de taipa e pilão que está no pé do Pico do Jaraguá.

Divulgação

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, há mais de 20 anos, em 1986, o prédio passou a ser responsabilidade da Associação Paulista de Albergues da Juventude. O local foi cedido por meio de um comodato, de “uns 20 anos” informou a secretária do Meio Ambiente.
A entidade que toma conta dos albergues afirmou que nada mais funciona lá. E que o local que até já recebeu uma festa infantil, conforme denúncia da ONG Pick-upau, não está aberto à visitação pública.

O Albergue que funcionava no local, Magdalena Tagliaferro Hostel, aparece nos guias oficiais dos feitos de até 2008. Nenhum responsável pela administração foi encontrado para falar sobre o assunto.

Reprodução/Folha de São Paulo

A preservação da casa que pode ser a mais antiga ainda em pé no Estado entrou em debate na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente-CONSEMA. Os conselheiros determinaram que o Estado tem que retomar a posse do Casarão. Segundo a Procuradoria Geral do Estado-PGE a reintegração de posse está protocolado na justiça. O órgão não mencionou quem é o réu da ação.

Reprodução/Folha de São Paulo

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o PE do Jaraguá
O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescente de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo. Seu perfil singular promovido pelas montanhas que recortam o horizonte e perfazem uma altitude de 1.135 m, torna o parque um atrativo natural raro na cidade. O Parque Estadual do Jaraguá esta localizado na região noroeste da cidade de São Paulo mais precisamente no bairro do Jaraguá tendo como vizinho os bairros de Perus, Pirituba, Parque São Domingos e o Município de Osasco. A região passa por transformações imobiliárias tornando-se um grande centro de empresas de logística.


Veja outras matérias sobre o PE do Jaraguá

- Plano de Manejo do Parque Estadual do Jaraguá

- Pick-upau conclui relatório sobre PE do Jaraguá

- Parque Estadual do Jaraguá comemora 50 anos com exposição

- Pick-upau fará relatório sobre PE do Jaraguá

Da Redação
Fotos: Divulgação

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental