Conheça algumas iniciativas para mitigar e excluir o plástico do planeta.
Empresas, governos, organizações, instituições de pesquisa e sociedade civil em movimento.

 

 
 
 
 

Ambev diz estar no caminho para zerar sua poluição por plástico

Empresa diz já ter atingido 30% da meta, prevista para 5 anos

 
 

22/04/2021 – A Ambev anunciou que já atingiu 30% de sua meta prevista para cinco anos de zerar a poluição por plástico, segundo a empresa, em 2019 esse número já representava 23,6%. A gigante do setor de bebidas afirma que para chegar a esses números, foi necessário melhorar em 45% a inserção de matérias reciclados nas garrafas PET, reduzir em 15% o uso do plástico filme, usado no transporte das cargas e 6,5% no peso das tampas plásticas. Ou seja, foi necessário investir em tecnologia para avançar nessas metas.

A empresa acredita que para atingir a meta prevista, inicialmente para cinco anos, terá três principais desafios. Eliminar e substituir o plástico usado nas embalagens por outros materiais, como ocorreu com a água mineral que agora é enlatada e a substituição dos tradicionais canudos de plástico por peças de papel.

Depois o desafio será incentivar o uso de embalagens retornáveis e recicladas. Segundo a empresa, o uso do PET reciclado passou de 37% para 43%, em 2020. Por fim, a Ambev credita o sucesso da transformação ao investimento em inovação e parcerias com cooperativas de reciclagem, universidades e ONGs ligadas ao setor.


A empresa pretende ainda implantar métodos sustentáveis nos pontos de vendas de seus produtos.
Foto: Maxpixel/Reprodução


"Sabemos que é um objetivo ousado, mas o problema da poluição plástica exige que a gente seja ambicioso no compromisso e nas ações. E os resultados até agora são promissores e mostram que estamos no caminho certo, mas não acreditamos que tenha uma solução única ou uma ‘bala de prata’”, diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, em entrevista a Revista Exame.

A empresa pretende ainda implantar métodos sustentáveis nos pontos de vendas de seus produtos. Cerca de 3 mil mesas da Skol, marca de cerveja da companhia foram produzidas com plástico 100% reciclado e 14 mil cadeiras foram produzidas com 70% de matéria prima reciclada.

“A preocupação com a sustentabilidade dos nossos produtos e operações não é de hoje. A gente vem se desafiando cada vez mais para promover ações que causem impacto positivo para todo o ecossistema, nós queremos resolver o principal problema quando se fala do plástico: a poluição que ele causa no meio ambiente", diz Figueiredo à Exame.

O movimento Plastic no Thanks cobrará das empresas o compromisso para zerar o uso de plástico de uso único em prazos razoáveis.

Da redação, com informações da Ambev e Revista Exame
Fotos: Maxpixel/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.