Conheça algumas iniciativas para mitigar e excluir o plástico do planeta.
Empresas, governos, organizações, instituições de pesquisa e sociedade civil em movimento.

 

 
 
 
 

F1 eliminará garrafas plásticas descartáveis a partir de 2021

É um avanço para um esporte que causa uma pegada ecológica gigantesca a cada ano

 
 

22/04/2021 – A categoria mais importante do automobilismo decidiu reduzir o uso de plástico na temporada de 2021. Garrafas plásticas descartáveis serão banidas para funcionários e membros das equipes. Outra novidade serão os passes oficiais, agora produzidos a partir de material reciclado. Para uma categoria tão tecnológica e avançada, as novidades chegam bem atrasadas.

De qualquer maneira a F1 parece querer intensificar suas ações de sustentabilidade e pretende se tornar zero carbono a partir de 2030. Agora a categoria pretende intensificar as práticas sustentáveis e espera que todo o resíduo produzido seja reutilizado, reciclado e até servindo de compostagem. A iniciativa pretende excluir completamente o uso de plástico de uso único.

Os chefes das corridas de Grande Prêmio projetam essa redução de plástico apenas para 2025. Nesse cenário a F1 fez jus a categoria mais rápida do automobilismo, descartando as garrafas já nesta temporada.

A regra de proibição de garrafas plásticas descartáveis já foi implantada nos primeiros testes da prova do Bahrein e seguirá ao longo da temporada pela equipe da F1. Para facilitar a implantação, a F1 espalhou estações de abastecimento de água pelo circuito, paddock, escritórios e garagens para que as garrafas das pessoas possam ser abastecidas.


A empresa pretende ainda implantar métodos sustentáveis nos pontos de vendas de seus produtos.
Foto: Maxpixel/Reprodução


Cinegrafistas e outros profissionais também receberão bolsas camelback com água suficiente para o dia de prova e treinos. Em 2021 todos os passes que eram de plástico descartável, usados no paddock, também não serão mais usados pela F1, FIA, equipes, mídia e convidados.

As novas credenciais agora são de material reciclado. Os organizadores da F1 estimam que 143.275 garrafas plásticas foram utilizadas para a confecção desses novos passes. Um dos entusiastas para que a F1 elimine o uso de plástico de uso único é o tetra campeão, Sebastian Vettel.

O piloto tem sido flagrado frequentemente limpando garrafas plásticas descartadas no paddock e acredita que a F1 precisa avançar e excluir definitivamente o uso desse tipo de material. Para o piloto o circo da F1 mobiliza muita gente e produz uma quantidade grande de resíduos e falou sobre o consumo de água, refrigerantes, cervejas, que muitas vezes são oferecidos em copos descartáveis e garrafas plásticas. “Devemos encontrar uma alternativa para dar bebida para as pessoas, mas sem plásticos. Devemos ser os primeiros e não os últimos [a resolver essa questão]. É a minha opinião", disse Vettel em entrevista à Autosport.

O movimento Plastic no Thanks concorda com Sebastian Vettel. Com o nível tecnológico disponível na F1, com os volumes de recursos financeiros envolvidos na categoria, o que foi feito até o momento é muito pouco. No quesito sustentabilidade a F1 não condiz com a principal característica da categoria, a velocidade. Precisam melhor e bem rápido.

Da redação, com informações da F1 e da Revista Autosport
Fotos: Maxpixel/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.