Conheça algumas iniciativas para mitigar e excluir o plástico do planeta.
Empresas, governos, organizações, instituições de pesquisa e sociedade civil em movimento.

 

 
 
 
 

Nestlé começa programa de reciclagem com capacitação de cooperativas

Processo começa com embalagens de biscoitos e chocolates

 
 

23/04/2021 – No inicio de 2021 a Nestlé lançou uma iniciativa para reciclar as embalagens laminadas de chocolates e biscoitos, com a participação de cooperativas e organizações sociais. A parceria com a TerraCycle pretende envolver consumidores e catadores para a destinação mais adequada dessas embalagens feitas de filme plástico metalizado conhecida como Polipropileno biorientado (BOPP).

A empresa pretende fomentar o reaproveitamento dessas embalagens de forma que elas passem a integrar a cadeia da reciclagem, transformando-as novamente em matéria-prima. O programa pretende capacitar cooperativas de catadores em São Paulo, que podem integrar as embalagens plásticas flexíveis ao processo de reciclagem, a partir de sua separação e na destinação final.

“A iniciativa que insere as marcas de chocolates e biscoitos da Nestlé na estratégia de economia circular gera uma solução tangível para uma embalagem ser reciclada, desenvolve e impulsiona a cadeia de reciclagem, além de possuir aspecto social ao gerar valor para instituições sem fins lucrativos e escolas públicas”, diz Bárbara Sapunar, head do setor de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil, à Revista Planeta.

Essa logística reversa pretende receber inclusive embalagens de chocolates e biscoitos de outras marcas, além de promover a reciclagem de outros produtos que usam o mesmo tipo de embalagem de plástico macio metalizado, entre eles misturas para bolo, salgadinhos, ovos de Páscoa e barras de cereais. Essas embalagens poderão ser guardadas em uma caixa, por exemplo, e enviada pelos Correios, já com a postagem paga.

Universidade retira garrafas plásticas das máquinas automáticas para reduzir lixo.
Foto: Maxpixel/Reprodução


Para obter esse benefício de postagem gratuita é necessário fazer um cadastro no site da iniciativa e imprimir uma etiqueta exclusiva para a postagem. Outra vantagem do programa é que a cada 1 kg de embalagens enviadas, o colaborador acumula 300 pontos que gera uma remuneração de R$ 3 que pode ser trocado por doações para organizações sociais ou escolas públicas escolhidas pelo próprio consumidor.

A iniciativa foi criada para atender demandas de vários setores que integram a cadeia de reciclagem e reaproveitamento como cooperativas e organizações sem fins lucrativos, além de escolas públicas. As embalagens coletadas poderão se transformar em novos produtos como lixeiras, vasos, cones de trânsito, baldes, bancos entre outros itens.

Outra novidade do programa de reciclagem e redução do uso de plástico descartável da Nestlé será a retirada do filme plástico que dava acabamento na caixa de bombons da empresa. Com isso, segundo a companhia, serão economizadas 450 toneladas de plástico por ano. Alguns dos bombons que compõem essa caixa também tiveram suas embalagens remodeladas, com objetivo de serem 100% recicláveis.

A empresa pretende ter 100% de suas embalagens recicláveis até 2025. Segundo a Nestlé, 95% das embalagens no Brasil já são projetadas para serem recicladas ou reutilizadas. Além de plástico as embalagens são produzidas com papel, papelão, vidro e metal.

Da redação, com informação da Revista Planeta e da Nestlé
Fotos: Maxpixel/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.