A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Reino Unido prepara reformas para combater poluição de plástico

Países querem transformar o setor de resíduos

 
 

22/04/2021 – Ministros de todo o Reino Unido destacam reformas significativas para estimular a reciclagem e reduzir a poluição por plástico. A nova Lei do Meio Ambiente do governo poderá ser importante instrumento para tornar fabricantes mais responsáveis pelas embalagens e também incentivar novos costumes entre os consumidores.

O plano inclui duas estratégias. Um esquema de devolução para embalagens de bebidas onde os consumidores deverão ser incentivados a entregar seus recipientes de bebidas vazias em pontos instalados pelos varejistas. Os números no Reino Unido sobre o tema são gigantescos. Todos os anos as pessoas consomem 14 bilhões de garrafas plásticas, nove bilhões de latas de bebidas e cinco bilhões de garrafas de vidro. O novo protocolo englobaria a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Um plano separado já está em andamento na Escócia.

O segundo passo reflete sobre a responsabilidade estendida ao produtor das embalagens, ou seja, os fabricantes seriam responsáveis pelos custos totais do gerenciamento e reciclagem de suas embalagens, prevendo uma taxa mais alta para aquelas embalagens com maior dificuldade de reciclagem. Somente em 2019, cerca de 11,7 milhões de toneladas de embalagens foram disponibilizadas no mercado do Reino Unido.

Os ministros afirmam que a reforma deverá introduzir as coletas de reciclagem mais efetivas para todas as famílias e empresas na Inglaterra. “Por meio de nossa Lei do Meio Ambiente, estamos transformando a maneira como lidamos com os resíduos”, disse George Eustice, secretário de Meio Ambiente.

“O combate à poluição por plástico está no centro de nossos esforços, e já tomamos medidas para banir as microesferas, reduzir as vendas de sacolas plásticas descartáveis em 95% e proibir o fornecimento de canudos plásticos, agitadores e cotonetes”, conclui.

As novas mudanças poderão garantir que mais resíduos sejam reciclados e reutilizados. Essa novas regras estimularão a criação de alternativas aos plásticos descartáveis, de uso único, além de facilitar as reciclagens pelas pessoas em todo o país.

Essas ações ajudarão o Reino Unido a se recuperar de forma mais verde da pandemia e impulsionar o comando dos países envolvidos na liderança global no combate às mudanças climáticas e a poluição por plástico. Essas são as expectativas dos anfitriões da próxima COP26, que presidem o G7 e tem papel importante na ONU para a Conferência sobre Biodiversidade (CBD/COP 15).

“Na Escócia, estamos empenhados em fazer a transição para uma nova sociedade até 2045 e combater nossa cultura do descarte. Temos consistentemente liderado o caminho na construção de uma economia mais circular. Fomos os primeiros no Reino Unido a aprovar legislação introduzindo um Esquema de Devolução de Depósito para latas e garrafas de bebidas de uso único, bem como proibindo cotonetes com hastes de plástico”, diz , Roseanna Cunningham, secretária de Meio Ambiente e Mudança Climática da Escócia.

“Mas também temos que lidar com a produção de materiais na fonte. O esquema de Responsabilidade Estendida do Produtor ajudará a encorajar um design de embalagem mais sustentável, promover a reutilização e reciclagem e exigir que os produtores sejam parte da solução para lidar com materiais no final de sua vida útil”, afirma Cunningham.

Essa novas regras estimularão a criação de alternativas aos plásticos descartáveis, de uso único, além de facilitar as reciclagens pelas pessoas em todo o país. Foto: Pixabay/Reprodução


“Tudo isso faz parte de uma economia verdadeiramente circular, que apresenta enormes oportunidades econômicas para a Escócia e ajudará a entregar nossa recuperação verde da pandemia de COVID-19”, conclui a secretária.

Já Lesley Griffiths, Ministro do Meio Ambiente do Governo Galês afirma estar satisfeito com o andamento das negociações. “Estou muito satisfeito em passar para a próxima rodada de nossas consultas conjuntas sobre o projeto preferido de um esquema de devolução de depósito para recipientes de bebidas e responsabilidade ampliada do produtor para resíduos de embalagens”.

E salienta que “Os esquemas são fundamentais para nossos esforços para diminuir o desperdício, aumentar a reciclagem e combater a poluição e o lixo por plástico. Conforme estabelecido em nossa estratégia Além da Reciclagem, recentemente publicada, eles são os principais compromissos que apoiam nossa mudança para uma Economia Circular, como parte de nosso objetivo de ser uma nação com zero de resíduos e zero de carbono até 2050”.

O ministro da Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Rurais da Irlanda do Norte, Edwin Poots, descreve o tamanho do problema no país. “Com a chocante quantidade de 1,3 milhão de itens de lixo nas ruas da Irlanda do Norte a qualquer momento - quase metade das quais são embalagens com lixo, incluindo latas de bebidas, garrafas de plástico, confeitaria e embalagens crocantes - precisamos nos mover agora para resolver este problema”.

Poots explica as novas ações. “A consulta sobre um esquema de devolução de depósito baseia-se no apoio público esmagador na Irlanda do Norte para tal iniciativa, e um esquema bem projetado tornaria mais fácil para os consumidores devolverem recipientes de bebidas para reciclagem e reduzir o lixo. Também pode criar fluxos de reciclagem não contaminados de alto valor que devem beneficiar os produtores do Reino Unido e incentivar o investimento no setor”.

“A responsabilidade estendida do produtor colocaria total responsabilidade sobre os produtores de embalagens e uma mudança nos custos para os produtores de cerca de 35 milhões de libras por ano - uma economia significativa para o erário público da Irlanda do Norte. As taxas moduladas serão projetadas para recompensar os produtores que usam embalagens facilmente recicláveis e penalizar os produtores que usam embalagens difíceis de reciclar”, finaliza.

Da redação, com informações do governo do Reino Unido
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.