A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

ONU conclui que poluição do plástico atinge mais grupos marginalizados

Relatório das Nações Unidas aponta a injustiça ambiental na poluição por plástico

 
 

22/04/2021 – Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, comunidades vulneráveis suportam menos os efeitos da degradação ambiental causada pela poluição dos plásticos e aponta que ações urgentes precisam ser deflagradas para resolução do problema. Essas informações estão em novo relatório ambiental da entidade global.

O relatório “Negligenciado: Impactos da Poluição por Plástico na Justiça Ambiental” foi produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com a organização ambientalista Azul. O objetivo desta compilação é fornecer dados que possam ajudar comunidades afetadas por resíduos de plástico a participar de decisões que consigam mitigar as pressões desta poluição.

As injustiças ambientais descritas no relatório relacionadas à produção de plástico destacam o desmatamento para construção de estradas, a contaminação da água potável no processo de extração de gás natural e o deslocamento de comunidades tradicionais para exploração de petróleo.

Segundo o relatório, os impactos do plástico em populações marginalizadas são graves e estão presentes em todas as fases de ciclo da produção. Desde a extração da matéria-prima, passando pelo processo de fabricação até o consumo e o descarte.

Os resultados do relatório apontam que o lixo plástico coloca em risco não só a subsistência das pessoas que dependem dos recursos marinhos, mas causa ainda uma série de problemas de saúde para aqueles que consomem frutos do mar contaminados com micro e nano plásticos tóxicos. Segundo o levantamento, as mulheres são ainda mais expostas, por conta da exposição aos plásticos em casa e nos produtos de higiene feminina.

Segundo o relatório, os impactos do plástico em populações marginalizadas são graves e estão presentes em todas as fases de ciclo da produção. Foto: Pixabay/Reprodução


O relatório aponta as diferenças de gênero, posições sociais e poder político no processo de regulamentação do uso do plástico e nos padrões de saúde que impõem às mulheres alto risco de aborto espontâneo e câncer. Com a pandemia da COVID-19, a poluição do plástico se tornou um dos maiores problemas ambientais do planeta, junto com as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, que deverá resultar em planos de ação ainda mais eficazes, diz o PNUMA.

O documento da ONU pede que governos priorizem as pessoas afetadas desproporcionalmente pela poluição do plástico, salientando que as decisões devem ser tomadas nos diversos níveis.

Exige ainda que o monitoramento de resíduos plásticos deva ser ampliado, que novos estudos sejam realizados sobre os impactos na saúde e mais investimentos sejam feitos na área de gestão dos resíduos. O documento é claro em afirmar que governos devem ampliar a proibição do uso de plásticos de uso único, incentivar a redução do consumo e promover investimentos e legislações que promovam a reciclagem e a reutilização do plástico.

Igualmente, líderes empresariais e industriais, organizações não governamentais e a sociedade civil devem criar esforços para mitigar as consequências para aqueles que são sociamente, economicamente e politicamente marginalizados.

“Justiça ambiental significa educar aqueles que estão na linha de frente da poluição do plástico sobre seus riscos, incluindo-os nas decisões sobre sua produção, uso e descarte, e garantindo seu acesso a um sistema judicial confiável”, disse Inger Andersen, Diretor Executivo do PNUMA.

Da redação com informações da ONU
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.