A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

ONU cria iniciativa para despoluição dos oceanos

Projeto Blue Keepers quer mobilização contra poluição por plástico

 
 

19/05/2021 – A Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da Rede Brasil do Pacto Global, anunciou a criação do Projeto Blue Keepers. A ação nacional visa mobilizar recursos e inovações tecnológicas para mitigar a poluição de plástico nos recursos hídricos (bacias hidrográficas) e nos oceanos. A iniciativa pretende envolver empresas, governos e sociedade civil.

Segundo a ONU, o projeto faz parte do movimento Década dos Oceanos, que pretende incentivar a proteção o uso sustentável dos oceanos, mares e os recursos marinhos. Cerca de 242 milhões de toneladas de lixo plástico são produzidos por ano no mundo, sendo que 8 milhões de toneladas chegam aos oceanos. O Brasil está na 16º posição no ranking dos países que mais poluíram os oceanos com plástico e se nada for feito, em 2030 esse valor dobrará.


Segundo a ONU, o projeto faz parte do movimento Década dos Oceanos. Foto: Maxpixel/Reprodução


Nesse primeiro momento o projeto pretende mapear as fontes desse lixo plástico e como a expansão das cidades, sobretudo na ocupação irregular pode afetar esse ciclo do resíduo plástico como o trabalho de manejo e transporte pode contribuir para o cenário atual.

“Os oceanos e mares são os maiores ecossistemas do planeta e são fundamentais para o presente e futuro da sociedade. O oceano conecta nações, economias e mercados, estabiliza o clima, produz oxigênio e sequestra carbono, o que é parte principal das ações contra as mudanças climáticas. É por isso que convidamos todas as empresas, inclusive as que produzem plástico, a participarem do Projeto Blue Keepers para entendermos o problema e desenvolvermos ações efetivas para a preservação dos oceanos”, diz Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

O movimento Plastic no Thanks acredita que a participação da ONU para a resolução dos problemas causados pela poluição de plástico de uso único será fundamental para que haja união dos diversos setores envolvidos na causa e na solução desse tipo de poluição.

Da redação, com informações da ONU
Fotos: Maxpixel/Reprodução

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.