A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Inglaterra aumenta o custo para sacolas plásticas

A cobrança foi estendida para todas as empresas do país

 
 

29/05/2021 – A cobrança da sacola de uso único, que teve um corte de 95% nas vendas nos principais supermercados desde 2015, será dobrada e estendida a todas as empresas na Inglaterra a partir de 21 de maio para ajudar a reduzir ainda mais as vendas.

Como resultado da cobrança de sacolas, a pessoa média na Inglaterra agora compra apenas quatro sacolas descartáveis por ano nos principais supermercados, em comparação com 140 em 2014. Estendendo a cobrança a todos os varejistas, espera-se que o uso de sacolas descartáveis diminuirá em 70-80% nas pequenas e médias empresas.

As pequenas empresas em todo o país estão sendo instadas a se prepararem para as mudanças que entrarão em vigor em 21 de maio. Ela surge no momento em que novas pesquisas descobrem que a cobrança é apoiada em grande parte pelo público - com 95% das pessoas na Inglaterra reconhecendo os amplos benefícios para o meio ambiente até agora.

“A introdução da cobrança foi um sucesso fenomenal, reduzindo as vendas de sacolas plásticas nocivas em supermercados em notáveis 95%. Sabemos que devemos ir mais longe para proteger nosso ambiente natural e os oceanos, e é por isso que agora estamos estendendo essa cobrança a todas as empresas. Nas próximas semanas, exorto todos os varejistas de todos os tamanhos a se certificarem de que estão prontos para as mudanças, enquanto trabalhamos juntos para reconstruir mais ecologicamente e fortalecer nossa ação de liderança mundial para combater o flagelo do lixo plástico”, disse a ministra do Meio Ambiente, Rebecca Pow.

“Saudamos fortemente a inclusão de lojas locais e outras pequenas empresas no esquema de cobrança de sacolas plásticas, que não só ajuda o meio ambiente, mas também é uma ótima maneira de os varejistas arrecadar dinheiro para instituições de caridade locais e nacionais”, disse o presidente-executivo da Association of Convenience Stores, James Lowman.


A mudança ajudará o Reino Unido a se recuperar melhor e mais verde da pandemia e a impulsionar nossa liderança global no combate às mudanças climáticas e à poluição por plástico. Foto: Pick-upau/Reprodução


“Queremos tornar o mais fácil possível para as empresas lidar com os resíduos de plástico e apoiar boas causas. Todos podem ajudar a desempenhar um papel na proteção do meio ambiente, reduzindo o uso de sacolas plásticas descartáveis”, disse Sunjiv Shah, gerente geral do Uber Eats UK.

Um novo relatório, realizado com mais de 2.000 adultos na Inglaterra, publicado pela instituição WRAP mostra uma mudança de atitude em relação às sacolas plásticas desde que foi apresentado.

- Quase sete em dez (69%) eram 'fortemente' ou 'ligeiramente' a favor da cobrança quando ela foi introduzida pela primeira vez, e esse número aumentou agora para 73%.

- Os clientes estão mudando seus hábitos para usar sacolas longa vida feitas com materiais mais sustentáveis e ecologicamente corretos. Dos entrevistados, dois em cada três (67%) disseram que usaram um 'saco reutilizável' - seja de tecido ou de plástico mais durável - para levar suas compras para casa.

- Apenas um em cada quatro (26%) adquire sacolas do caixa ao fazer compras de alimentos - incluindo 4% que dizem que fazem isso 'sempre'. Isso representa uma queda significativa desde 2014, antes da introdução da cobrança, quando mais do dobro (57%) relataram levar sacolas plásticas do caixa. Enquanto isso, mais da metade (54%) afirma que leva menos sacolas do caixa.

- Quase metade (49%) dos 18-34 anos diz que adquire sacolas de compras pelo menos às vezes, em comparação com pouco mais de um em cada dez (11%) dos maiores de 55 anos. Desde a introdução da cobrança, os varejistas doaram mais de £ 150 milhões para boas causas nos setores de caridade, voluntariado, meio ambiente e saúde.

A mudança ajudará o Reino Unido a se recuperar melhor e mais verde da pandemia e a impulsionar nossa liderança global no combate às mudanças climáticas e à poluição por plástico. Como anfitriões da COP26 deste ano, presidente do G7 e um ator-chave na CDB COP15, estamos liderando a agenda internacional de mudanças climáticas.

Em sua guerra contra a poluição por plástico, o governo já baniu as microesferas em produtos de higiene pessoal enxaguáveis e proibiu o fornecimento de canudos de plástico, agitadores e cotonetes na Inglaterra. Um imposto de embalagem de plástico será introduzido a partir de abril de 2022 para produtos que não tenham pelo menos 30% de conteúdo reciclado, enquanto o governo está atualmente consultando sobre reformas marcantes que irão introduzir um esquema de devolução de depósito para recipientes de bebidas e responsabilidade ampliada do produtor para embalagem.

O movimento Plastic no Thanks acredita que governos são fundamentais para a resolução do desastre de plástico que o planeta enfrenta. Sacolas plásticas descartáveis precisam ser banidas do varejo em todos os países.

Da redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.