A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Cientistas encontram solução para medir partículas de plásticos

Partículas de plástico nocivas são encontradas em esgoto

 
 

03/06/2021 – Comunicado a Imprensa – Os cientistas se aproximaram do esgoto humano para determinar a melhor forma de medir plásticos ocultos e potencialmente perigosos.

A forma como os microplásticos são medidos e contados varia de um lugar para outro, não há um entendimento consensual do peso do problema. Até que os cientistas cheguem a um acordo sobre uma forma de medi-los, a vida na terra e no mar continuará a ingerir sabe-se lá quanto plástico, afetando a saúde por gerações.

Um novo estudo, publicado na Analytical and Bioanalytical Chemistry, da Universidade de Portsmouth, examinou um método, usando uma solução química chamada 'reagente de Fenton' para remover matéria orgânica do esgoto. Ela descobriu que tem vantagens significativas em termos de tempo de processamento e custos em relação a outros métodos de teste disponíveis atualmente.

O líder do projeto, Dr. Fay Couceiro, pesquisador sênior em Biogeoquímica da Universidade de Portsmouth, disse: "A digestão múltipla com o reagente de Fenton envolve a mistura do esgoto com peróxido de hidrogênio e sulfeto de ferro várias vezes para decompor a matéria orgânica. Quando seguido por separação por densidade, onde você flutua fora dos plásticos de todo o resto, fornece uma amostra mais limpa para que o tamanho e o tipo de microplástico possam ser determinados com muito menos interferência."


A forma como os microplásticos são medidos e contados varia de um lugar para outro. Foto: Pixabay/Reprodução


O professor Steve Fletcher, diretor da iniciativa Revolution Plastics da Universidade, disse: "Ter uma ideia da quantidade de microplásticos no meio ambiente é a chave para compreender e interromper os impactos potencialmente prejudiciais que essa nova categoria de poluentes emergentes pode ter na vida na Terra. A necessidade de protocolos robustos, simples e confiáveis, juntamente com sua padronização, é de crucial importância no combate à poluição por plásticos.”

O estudo teve como objetivo a detecção de microplásticos na faixa de tamanho abaixo de cem mícrons, que muitas vezes passam despercebidos por causa de seu tamanho minúsculo, embora tenham riscos de saúde potencialmente mais elevados associados a eles. Este tamanho de partícula também tem dados limitados disponíveis de pesquisas anteriores de águas residuais.

Para mostrar o valor desse método, amostras de esgoto bruto, efluente final e lodo foram misturado com dois tamanhos e tipos diferentes de microplásticos. O método de digestão múltipla com reagente de Fenton mostrou boa recuperação dos microplásticos adicionados.

Considerando as várias etapas necessárias para a separação dos microplásticos, o tempo é um fator limitante no processamento da amostra. A digestão múltipla usando o reagente de Fenton é um procedimento barato e rápido em comparação com outros métodos atualmente disponíveis ao analisar um grande número de amostras.

O Dr. Couceiro diz: "O método do reagente de Fenton usado neste estudo tem um enorme potencial para trazer uma padronização muito necessária da medição de microplásticos. Sem sermos capazes de comparar e contrastar as concentrações de microplásticos, nossa capacidade de fazer avanços significativos na limitação da poluição será restrito. Gostaríamos de mais pesquisas que pudessem investigar outros tipos de plásticos e a recuperação de partículas de plásticos ainda menores."

Da redação, com informações da Universidade de Portsmouth e de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.