A poluição por plástico tornou-se uma das questões ambientais mais urgentes do planeta.
Veja o que mundo está fazendo para mudar esse cenário.

 

 
 
 
 

Consumo de plástico na Europa carece de metas e dados

A maior parte da informação sobre consumo de plástico na UE é deficitária, diz relatório

 
 

13/12/2022 – Os plásticos são usados em tudo na Europa, desde materiais de construção até produtos de consumo. Ações políticas recentes sobre embalagens plásticas na UE e em nível nacional estabeleceram esquemas de coleta e introduziram medidas de prevenção de resíduos. No entanto, de acordo com um briefing da Agência Ambiental Europeia (EEA), publicado hoje, uma fração significativa do consumo total de plástico da Europa está fora deste foco político e corre o risco de ser negligenciada na transformação da Europa em direção a uma economia mais circular.

O briefing da EEA ' Gerenciando plásticos não embalados em fluxos de resíduos europeus' fornece uma visão geral do consumo e gestão dos plásticos que não se enquadram na categoria de embalagem. Até o momento, esses materiais não foram priorizados para ação por meio de diretivas e políticas específicas da UE.

Plásticos que não são embalagens incluem diversos materiais em produtos que vão desde edifícios e veículos até itens do dia a dia, como eletrônicos, equipamentos esportivos, fraldas e escovas de dente. O briefing da AEA observa que atualmente não há metas diretas de reciclagem ou reutilização para esses materiais, que podem representar até 74% do consumo total de plástico da UE , de acordo com estimativas recentes.

Reprodução/Pixabay

 



Atualmente, não há conhecimento suficiente sobre o nível geral de consumo de plástico e geração de resíduos plásticos na Europa. Alguns dados da indústria plástica da Europa estão disponíveis, mas não incluem os plásticos que fazem parte dos produtos importados. De acordo com o briefing da EEA, há um grande valor no desenvolvimento de uma metodologia mais padronizada para rastrear fluxos de plástico não-embalagem na UE. Isso permitiria o monitoramento eficaz da quantidade total de resíduos plásticos e forneceria evidências aprimoradas para informar as decisões políticas e de investimento.

Os principais instrumentos políticos da UE na área incluem o Plano de Ação para Economia Circular e a Estratégia Europeia para Plásticos em uma Economia Circular . O recente pacote Economia Circular II proposto pela Comissão Europeia também inclui iniciativas sobre embalagens e plásticos de base biológica, compostáveis e biodegradáveis.



Além disso, será necessário abordar também o plástico usado em aplicações não relacionadas a embalagens por meio de possíveis medidas futuras , como a introdução de esquemas de responsabilidade estendida do produtor, metas de reciclagem de materiais específicos e obrigações de relatórios. Esses aspectos precisarão ser abordados se a Europa quiser gerenciar melhor os fluxos totais de plástico no contexto da transformação para uma economia circular, conclui o briefing da AEA. Fonte: EEA

Da Redação, com informações da EEA
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
     
     
PARTICIPE    
 
ENVOLVA-SE   TOME UMA ATITUDE
O movimento Plastic no Thanks incentiva empresas, organizações, governos e sociedade civil a trabalhar para um mundo sem poluição plástica.   Precisamos agir e para isso teremos que unir esforços. O movimento Plastic no Thanks é uma ação que trabalha para livrar o planeta do lixo plástico.
     
     
 
 
 
   
UNIDOS PODEMOS
FAZER MUITO MAIS E MELHOR
O Plastic no Thanks espera que sua Empresa integre nosso movimento para reduzir e eliminar o lixo plástico do planeta. Cadastre sua Empresa e faça parte desta iniciativa.

 
 
 
     
     
COMECE AGORA    
 
VOCÊ FAZ A DIFERENÇA   SUAS ATITUDES
Conheça os signatários do movimento Plastic no Thanks. Junte-se a iniciativa.   Conte sua história! Fale para a agente o que você faz para reduzir o comsumo de plástico.
     
     
 
 
 
   
SOBRE O MOVIMENTO
PLASTIC NO THANKS
O Plastic no Thanks é um movimento que trabalha para eliminar ou ao menos reduzir a poluição de plástico no planeta, sobretudo aqueles de uso único, como embalagens e peças descartáveis, como copos e canudos.

 
 
 
 
     
     
PLASTIC NO THANKS CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
 
Quem Somos
Signatários Programa de Compliance
Tome uma atitude Negócios Sustentáveis
Envolva-se Projeto Aves
Alianças Rede de Sementes e Mudas
Notícias Pesquisa Científica
Iniciativas Reflorestamento e Produção Florestal
Doar Mitigação de Mudanças Climáticas
FAQ Publicações
Contato Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Plastic no Thanks 2021 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.